Empréstimo Consignado do Auxílio Brasil estará disponível NESTES BANCOS

Veja quais bancos estão analisando o empréstimo consignado do Auxílio Brasil e poderão oferecer esta linha de crédito.


A medida que libera ofertas de empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil foi regulamentada pelo governo nesta terça-feira (27/09), permitindo que bancos e financeiras comecem a oferecer o serviço.

No entanto, as instituições interessadas em oferecer o crédito consignado atrelado ao benefício ainda terão que se credenciar junto ao governo.

Por conta desse processo de credenciamento, o empréstimo do Auxílio Brasil ainda não está disponível para contratação, e não há data para início da oferta.

Quais bancos vão oferecer o empréstimo do Auxílio Brasil?

Após a publicação da Portaria que regulamentou a medida, o g1 procurou instituições bancárias e financeiras para saber quais pretendem oferecer o empréstimo.

Confira também
Empréstimo do Auxílio Brasil: o que acontece se eu parar de receber o benefício?

Porém, dentre as 11 instituições procuradas, nenhuma confirmou as condições ou data para início da oferta.

Além disso, apenas cinco bancos e instituições financeiras informaram que ainda analisam a oferta de empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil. São eles:

  • Banco do Brasil – está avaliando as regras para verificar se a linha de crédito é viável;
  • Caixa – está analisando a linha de empréstimo;
  • Safra – está analisando a linha de empréstimo;
  • Banco PAN – está avaliando sua participação e não está recebendo propostas para cadastro;
  • Agibank – está avaliando os impactos das regras e não tem um prazo definido para confirmar se irá iniciar ou não o produto.

Enquanto isso, as outras seis instituições consultadas não vão oferecer o empréstimo do Auxílio Brasil. São elas: Bradesco, Itaú, Santander, Nubank, Banco Inter e BMG.

Como vai funcionar o empréstimo?

Esta linha de empréstimo permitirá que participantes do Auxílio Brasil comprometam até 40% do benefício com o pagamento das parcelas.

Por se tratar de um crédito consignado, as parcelas serão descontadas diretamente do benefício mensal. Ou seja, os beneficiários receberão apenas o valor restante para pagar as despesas da família.

Desde que a linha de crédito foi anunciada, ela vem sendo alvo de críticas de especialistas e entidades de defesa do consumidor.

Segundo os críticos, este tipo de empréstimo representa um sério risco de endividamento da população mais pobre.

Além disso, grandes bancos já haviam confirmado que não ofereceriam o empréstimo do Auxílio Brasil antes mesmo da regulamentação da medida.

VEJA TAMBÉM
É por isso que você deve ter MUITO CUIDADO com o Empréstimo do Auxílio Brasil

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.