Entenda até quantos benefícios do governo o cidadão pode acumular

Entenda até quantos benefícios do governo o cidadão pode acumular
Famílias inscritas no CadÚnico podem acumular benefícios do governo. Foto: Divulgação

Atualmente, o país tem três programas sociais voltados a famílias de baixa renda: Auxílio Brasil, vale-gás e Tarifa Social. Mas será que é possível acumular os benefícios pagos pelo governo?

A resposta é sim: é possível receber mais de um benefício ao mesmo tempo. Afinal,  as três iniciativas têm um público-alvo em comum e critérios semelhantes entre si.

Publicidade

Publicidade

Quais os benefícios que você pode ter ao mesmo tempo?

No caso dos programas do governo federal, os brasileiros podem ter direito aos três ao mesmo tempo. Ou seja, é possível receber o Auxílio Brasil e o vale-gás e também ter direito à Tarifa Social, que oferece descontos na conta de luz.

Isso é possível porque todos os três programas usam o Cadastro Único para selecionar beneficiários. Sendo assim, qualquer família inscrita no CadÚnico que se encaixe nos critérios de participação pode acumular benefícios do governo.

Entenda até quantos benefícios do governo o cidadão pode acumular
Famílias inscritas no CadÚnico podem acumular benefícios do governo. Foto: Divulgação

Além disso, vale lembrar que os programas vale-gás e Tarifa Social também são voltados a quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Sendo assim, temos aqui mais um benefício federal que famílias de baixa renda podem acumular.

Publicidade

Publicidade

Para conhecer as regras e mais detalhes de cada um dos programas citados, confira nossos textos explicando cada um deles nos links abaixo. Antes, no entanto, é importante destacar que o salário mínimo mudou para R$ 1.212 em 2022, então o critério de meio salário mínimo hoje correspon R$ 606.

Existe um limite de benefícios para receber?

No caso dos três benefícios sociais do governo federal, não há um limite, pois é possível receber todos ao mesmo tempo, conforme já dissemos.

No entanto, a mesma regra não se aplica a outros benefícios. Isso porque existem alguns benefícios Brasil afora que são pagos pelos Estados ou por municípios e têm critérios específicos.

Nesses casos, é comum que um dos requisitos para participar destes programas seja que o candidato não receba benefícios do governo federal.

Lista dos principais benefícios ativos

Os programas sociais citados no texto são voltados a inscritos no CadÚnico, mas não são os únicos existentes. Para conferir a lista de benefícios para inscritos no Cadastro Único, confira nosso texto sobre o assunto.

Felipe MatozoJornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
Veja mais ›
Fechar