Erros comuns no cadastro do CadÚnico que podem impedir recebimento do Auxílio Brasil

Como o cadastro no CadÚnico deve estar atualizado para inclusão no Auxílio Brasil, alguns erros podem barrar o pagamento do benefício.

Uma das principais exigências para que uma família entre para o Auxílio Brasil é a inscrição no CadÚnico, mas alguns erros no cadastro podem impedir o recebimento do benefício.

Afinal, o cadastro no sistema deve estar devidamente atualizado quando o Ministério da Cidadania começar a incluir famílias no novo programa, o que deve começar a ser feito a partir de dezembro.

Publicidade

Publicidade

Como está seleção acontecerá com base nos dados do CadÚnico, é importante tomar alguns cuidados para evitar erros no cadastro que podem prejudicar os candidatos ao Auxílio Brasil. A seguir, confira alguns dos principais.

Erros comuns no cadastro do CadÚnico. Evite o congelamento do Auxílio
Erros na inscrição do CadÚnico podem impedir seleção de famílias para o Auxílio Brasil. Foto: Divulgação

Veja também: Como saber se você terá direito ao Auxílio Brasil e qual o valor

Erros no CadÚnico que podem ‘barrar’ o Auxílio Brasil

Conforme nós já explicamos aquia inscrição no CadÚnico deve estar atualizada para que a família possa ter direito ao Auxílio Brasil. Isso acontece porque os dados informados no sistema devem retratar a realidade atual da família.

Publicidade

Publicidade

A recomendação do governo, é que a inscrição no CadÚnico seja atualizada no máximo a cada dois anos ou sempre que acontecer alguma mudança no grupo familiar.

Entre as mudanças que exigem atualização no CadÚnico podemos citar: nascimento ou morte de um membro da família; troca de endereço; transferência escolar ou entrada de criança em escola; saída de um integrante para outro endereço; alteração na renda familiar; entre outros casos.

Mas mesmo que o grupo familiar não passe por nenhuma mudança no intervalo de dois anos, é preciso fazer a atualização cadastral dentro desse prazo. Caso contrário, é possível que a família não consiga receber o benefício do Auxílio Brasil mesmo que se encaixe nos critérios do programa.

Outro erro no CadÚnico que pode impedir o recebimento do Auxílio Brasil é o mau preenchimento dos dados, ou seja, se houver erros no cadastro, com informações incorretas ou inconsistentes.

Para atualizar o CadÚnico e ter chances de ser selecionado para o Auxílio Brasil, é preciso procurar o setor responsável pelo cadastro em sua cidade, pois esse procedimento é feito apenas de forma presencial.

Normalmente, quem faz isso são os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) ou postos de atendimento do Bolsa Família e do CadÚnico das prefeituras.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário