ESTE é o prezuízo PREVISTO devido ato de Ativistas contra quadro de Van Gogh; entenda o caso


Nesta sexta-feira (14/10), ativistas da organização Just Stop Oil jogaram sopa de tomate no quadro Girassóis (1888), uma das obras mais conhecidas do pintor Vincent Van Gogh (vídeo abaixo).

O protesto aconteceu na National Gallery de Londres e chama a atenção para a alta dos preços do petróleo e do gás que impulsionam “a crise do custo de vida e a crise climática”, segundo o grupo britânico.

As duas manifestantes ainda se colaram na parede após o ato, e foram detidas pela polícia local por crime de dano, de acordo com a agência Reuters.

Qual o prejuízo pelo ato contra o quadro de Van Gogh?

O quadro Girassóis tem um valor estimado em 84,2 milhões de libras, o que equivale a R$ 506,2 milhões. Porém, a pintura está protegida por uma camada de vidro, o que pode ter diminuído o dano.

Confira também
Rússia: protestos contra GUERRA fazem preço de produto inusitado subir; entenda

Mas como a galeria de Londres ainda não se manifestou sobre o assunto, é preciso aguardar para se ter mais detalhes da situação.

Qual o motivo do protesto?

Na última quinzena, o grupo Just Stop Oil vem realizando protestos contras as mudanças climáticas em Londres.

A organização defende que “todos os futuros licenciamentos para exploração, desenvolvimento e produção de petróleo e gás” no Reino Unido sejam suspensos imediatamente.

Durante a manifestação na National Gallery, a ativista Phoebe Plummer, de 21 anos, questiona se a arte vale mais do que a vida, do que comida e justiça. “Vocês estão mais preocupados com a proteção de uma pintura ou com a proteção do nosso planeta e das pessoas?”, disse a ativista.

Em publicação no Instagram, o grupo afirma que “a disparada dos preços do petróleo e do gás significa que milhões de famílias britânicas não poderão aquecer uma lata de sopa neste inverno”.

Confira o vídeo das ativistas jogando sopa de tomate na obra de Van Gogh:

VEJA TAMBÉM
Decisão de Bolsonaro vai custar R$ 6,4 bilhões aos cofres públicos; entenda a polêmica

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.