Esses são os principais vilões responsáveis por endividamento; saiba quais são e aprenda a se prevenir

Veja quais são os principais vilões do endividamento em 2022, segundo pesquisa da Proteste sobre o cenário de dívidas dos brasileiros.


Uma pesquisa da Proteste, entidade de defesa do consumidor, revelou que 70% dos entrevistados estão endividados, e mostrou também quais são os maiores “vilões” do endividamento.

De acordo com a pesquisa, 23% das pessoas se dizem “muito endividadas”, enquanto outras 47% afirmam estar “um pouco endividadas”. Os consumidores que disseram não ter dívidas somam apenas 30% dos entrevistados.

Entre os endividados, diversos fatores foram apontados como vilões para esta situação, e a seguir você confere os problemas mais citados, e como evitar dívidas em alguns destes casos.

1 – Cartão de Crédito

Esses são os principais vilões responsáveis por endividamento; saiba quais são e aprenda a se prevenir
Confira os principais vilões do endividamento em 2022, segundo pesquisa da Proteste. Foto: Canva

Segundo a pesquisa da Proteste, o cartão de crédito aparece como o principal vilão do endividamento pelo segundo ano seguido. Em 2022, 72% dos entrevistados afirmaram ter dívidas com o cartão.

Entre as principais recomendações de especialistas para não ficar endividado com o cartão de crédito, estão controlar todos os ganhos e gastos do mês e não atrasar o pagamento da fatura, conforme já mostramos em nosso texto com dicas sobre como evitar este tipo de dívida.

2 – Desemprego

O segundo maior vilão da lista é um problema sobre o qual o consumidor não tem muito controle: o desemprego. Para 44% dos entrevistados, este é um dos principais motivos para as dívidas.

Segundo o IBGE, a taxa de desemprego caiu para 10,5% no trimestre encerrado em abril, mas a falta de trabalho ainda atinge 11,3 milhões de brasileiros.

3 – Cheque especial

O cheque especial é conhecido pelas altas taxas de juros, que estão entre as mais altas do mercado. Com isso, este tipo de crédito foi citado como causa de endividamento por 42% dos entrevistados.

Por conta dos altos juros cobrados no cheque especial, especialistas recomendam evitar o seu uso, pois ele representa um grande risco de transformar as dívidas em uma bola de neve. Em alguns casos, a dica é cancelar o cheque especial pré-aprovado em sua conta.

4 – Empréstimo pessoal

Por fim, outro motivo de endividamento bastante comum é o empréstimo pessoal, citado por 36% dos entrevistados.

Apesar de esta parecer uma boa alternativa para casos de emergência, especialistas recomendam a sua contratação apenas em casos de real necessidade. Afinal, os juros dos empréstimos podem ser bem problemáticos, principalmente se o consumidor não conseguir manter os pagamentos em dia.

Para evitar endividamentos, aproveita para conferir quatro cuidados para se tomar na hora de contratar empréstimos pessoais.

Para mais detalhes sobre a pesquisa de endividamento da Proteste, confira os principais dados.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.