Fies 2021 → Conheça, Como fazer Inscrição, Como funciona Pagamento

O Fies 2021 é um programa do MEC (Ministério da Educação) que tem o objetivo proporcionar financiamento estudantil para que estudantes possam ingressar no ensino superior. O programa já ajudou milhares e o Fies 2021 ajudará muitos outros.

O Fies tem suas particularidades e é preciso conhecê-las. Ainda mais que em 2021 haverá algumas mudanças.

Veja aqui o que mudou, como se inscrever e saiba como o funciona o período de aditamento.

Conheça o Fies 2021

Fundado em 1999, o Fies já abriu muitas portas para milhares de estudantes, que agora são profissionais capacitados devido ao financiamento.

fies

Basicamente, o aluno faz todo o curso pagando apenas a coparticipação (um valor bastante reduzido se comparado a mensalidade do curso). Após a formatura, começa a fase de amortização, ou seja, de pagamento das parcelas do financiamento.

O valor Fies 2021 poderá ser pago em até 14 anos. O prazo final dependerá da capacidade financeira do estudante após a conclusão do curso.

Para tentar uma vaga, o candidato deverá ter uma renda familiar de até 3 salários mínimos por pessoa. Dessa forma, poderão conquistar um financiamento sem cobrança de juros. Além disso, deverá ter feito o Enem e ter atingido nota mínima de 450 pontos na prova e 400 na redação.

Outra novidade, é o P-Fies será um programa independente do Fies 2021. O qual não é preciso comprovar renda, mas há cobrança de juros no financiamento. Porém, o percentual é pequeno. Nessa modalidade, também não é necessário ter feito o Enem.

Como se inscrever para o Fies 2021?

A inscrição Fies 2021 é feita online. Será preciso ter uma conta do gov.br.

1- Acesse o site do Fies,

2- Digite seu CPF, senha e o código de verificação.

acesso conta gov.br3- Clique em “Entrar”,

4- Preencha os dados cadastrais, confirme e clique em “Gravar e avançar”,

5- Responda o questionário e clique em “Gravar e Avançar”,

6- Preencha as demais informações familiares e clique em “Gravar e avançar”,

7- Em Grupo de preferência, digite Estado, cidade e curso desejado. Poderá também inserir a instituição que pretende tentar uma vaga. Escolha uma das opções da lista e clique em “Gravar”,

8- Selecione mais duas opções de curso e clique em “Gravar e Avançar”. Selecione o total de semestres de cada uma das opções.

9- Concorde com as exigências do Fies,

10- Digite o código de verificação. Clique em “Concluir”.

11- Preencha a página com informações adicionais solicitadas. Clique em Gravar e “Avançar”.

Feito isso, você será encaminhado para a página de acompanhamento, o que significa que sua inscrição está concluída. Basta aguardar os resultados finais na página Fies 2021.

De acordo com o cronograma, acesse o site do Fies na data em que os resultados serão divulgados. Faça seu login e veja o resultado.

Como funciona o pagamento do Fies 2021?

Ao ser aprovado, você deverá seguir as recomendações, dirigindo-se até a instituição em que irá estudar e depois até o agente financeiro (banco) para assinar o contrato do financiamento.

balança financiamento estudantil

Até há pouco tempo, o Fies era feito apenas na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil. Em 2021, outros bancos poderão realizar o financiamento. Os pagamentos podem ser feitos via boleto bancário ou também em débito automático na conta.

A cada semestre, o aluno deverá realizar o aditamento Fies 2021. Isso serve como uma confirmação de que o aluno ainda está estudando na instituição. Também serve para que ele confirme as informações e faça alterações em seus dados se necessário.

Você pode conferir mais informações e tirar outras dúvidas na página oficial. Outra possibilidade é acompanhar as redes sociais para saber as novidades e possíveis alterações.

Caso precise entrar em contato, ligue para a Central de Atendimento no 0800 616161.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário