GRANDE PRESENTE para quem recebe benefícios sociais pela CAIXA
Presidente da Caixa anuncia novidade que deve facilitar a vida de quem recebe benefícios sociais pelo banco público.
Uma novidade anunciada na última terça-feira (07/02) pela presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano, deve facilitar o recebimento de benefícios sociais, como o Bolsa Família.
Veja também: CAIXA TEM: contrate até R$ 3 mil sem sair de casa com este simples procedimento
A expectativa é que o novo serviço evite que famílias enfrentem longas filas em agências para receberem recursos de programas sociais.
Para descobrir que novidade é essa e entender como ela deve ajudar quem recebe benefícios pela Caixa, continue acompanhando o texto abaixo.
Qual a novidade para quem recebe benefícios pela Caixa?
Segundo a presidente da Caixa, participantes de programas sociais receberão cartões de débito e poderão utilizar contas-poupança para receber os benefícios.
Com isso, os beneficiários de programas como o Bolsa Família não precisarão mais enfrentar a fila das agências, conforme Maria Rita. “Será aberta uma poupança, vamos incentivar a poupança e a inclusão financeira”, destacou ela.
Dessa forma, participantes de programas sociais não precisarão sacar o valor integral das parcelas de seus benefícios, já que será possível utilizar os cartões para pagamentos.
De acordo com o Caixa, os beneficiários do antigo Auxílio Brasil possuem um cartão de débito desde setembro de 2022. Agora, a novidade também chegará a participantes de outros benefícios, como o seguro-defeso, por exemplos.
Povos indígenas também receberão os cartões de débito
Os cartões de débito da Caixa para movimentação de benefícios sociais também estão sendo entregues para povos originários.
Segundo o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, a novidade pode ajudar populações como indígenas que recebem benefícios e, muitas vezes, precisam percorrer longas distâncias para chegar a uma agência bancária.
Afinal, além de servir para sacar os benefícios, o cartão também poderá ser utilizado para pagamentos. Conforme destacou o ministro, a mudança também representa uma quebra dos cronogramas para os ministérios.
“Muitas vezes, os indígenas onde vão levam a família inteira e ficam dias esperando o pagamento. Agora teremos a antecipação dos recursos para pagar naquele dia toda a demanda nas unidades”, declarou Wellington Dias.
Por que os cartões da Caixa devem facilitar o recebimento de benefícios?
Atualmente, os cartões permitem apenas o saque de benefícios em agências da Caixa e casas lotéricas.
Com isso, em dias de pagamento, é comum que beneficiários de programas sociais precisem enfrentar longas filas para receber os recursos. Isso porque os calendários pagamentos preveem depósitos para diversos beneficiários nos mesmos dias.
No caso do Bolsa Família, por exemplo, os pagamentos seguem de acordo com o último dígito do NIS (Número de Inscrição Social) dos participantes. Dessa forma, são 10 datas por mês para depositar os benefícios de todos os participantes, o que gera filas em agências da Caixa nos últimos dias de cada mês.
Mas a partir do momento em que o cartão também ganha a função de débito, diminui a necessidade de sacar os benefícios, por conta da praticidade de uso do cartão.
Além disso, o acesso a contas-poupança para movimentação de valores de benefícios sociais também ajuda a promover a inclusão financeira de famílias mais pobres.
Beneficiários também podem movimentar valores pelo Caixa Tem
No caso do Bolsa Família e outros benefícios, os participantes já podem movimentar as parcelas por meio do Caixa Tem, o que também diminui a necessidade de ir até agências receber o dinheiro.
Desde que foi criado, o Caixa Tem também vem ajudando a aumentar a inclusão financeira no Brasil. Afinal, por meio deste aplicativo os usuários têm acesso a uma conta digital e podem utilizar o Pix, por exemplo, ferramenta que facilita movimentações financeiras.
No entanto, é necessário ter acesso à internet para usar o aplicativo Caixa Tem para pagamentos e transferências. Sendo assim, muitas pessoas acabam não conseguindo utilizar este recurso para ter acesso a benefícios sociais.
Você também pode gostar de ler
CadÚnico 2023: veja como se inscrever para receber o Bolsa Família de R$ 600