Imposto de Renda: contribuintes podem receber BOLADA EM DINHEIRO com esta recente mudança; veja se você tem direito
Decisão do STF traz mudança importante no Imposto de Renda, e alguns contribuintes ainda podem receber dinheiro de volta.
Uma decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) gerou uma mudança importante no Imposto de Renda e ainda prevê a devolução de valores para alguns contribuintes.
Pela decisão do STF, a Receita Federal não poderá mais tributar pensões alimentícias. Além disso, a Receita terá que devolver valores cobrados nos últimos cinco anos.
Como declarar pensão alimentícia no Imposto de Renda?
Com a mudança, os contribuintes que recebem pensão alimentícia não precisam mais declarar estes valores como “rendimento tributável” no Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF).
Confira também
Nova lei pode te fazer pagar Imposto de Renda em 2023 mesmo ganhando pouco
A partir de agora, os valores recebidos de pensão devem ser especificados como “rendimento isento e não tributável” na declaração.
Quem pode receber dinheiro de volta da Receita Federal?
Com a decisão do STF, quem apresentou declaração incluindo valores de pensão alimentícia entre 2018 e 2022 poderá receber o dinheiro de volta.
Para isso, é necessário enviar uma declaração retificadora, referente ao ano-base de recolhimento. Nesse caso, a declaração retificadora deve excluir a pensão como imposto tributável.
Como enviar a declaração retificadora do Imposto de Renda?
Para enviar a declaração retificadora e receber de volta os valores de pensão alimentícia, basta seguir os passos abaixo:
- Acesse o aplicativo Meu Imposto de Renda ou o Portal e-CAC;
- Faça login na plataforma escolhida e busque a declaração que será retificada;
- Após selecionar a declaração, exclua o valor da pensão alimentícia declarado como rendimento tributável;
- Em seguida, marque o valor em questão na opção “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis” e especifique como “Pensão Alimentícia”;
- Enquanto isso, as informações sobre o imposto pago ou retido na fonte devem permanecer como estão;
- Por fim, conclua a declaração.
Após este procedimento, se o saldo de imposto a restituir for maior que o da declaração original, a Receita irá restituir a diferença.
VEJA TAMBÉM
Restituição do Imposto de Renda: 3 coisas para fazer com o dinheiro