Inscrição INSS pela Internet. Como funciona?

Veja como fazer a inscrição no INSS pela internet, quais os documentos necessários para o pedido, e quem pode solicitar este serviço.

Trabalhadores que precisam de acesso a serviços ou benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), mas ainda não têm cadastro no órgão, podem fazer inscrição pela internet.

Com isso, o cidadão recebe um Número de Inscrição do Trabalhador (NIT) que dá acesso aos serviços do instituto. Entretanto, cabe destacar que quem já tem cadastro no PIS, Pasep ou NIS pode usar esse mesmo número de inscrição para o INSS.

Publicidade

Publicidade

A seguir, veja como se inscrever no INSS rapidamente pelo site do instituto, serviço disponível tanto para quem começou a contribuir quanto para representantes de outras pessoas.

inscrição inss pela internet
Veja como fazer um pedido de inscrição no INSS pela internet. Foto: gov.br

Passo a Passo – Inscrição INSS pela Internet

Antes de mostrarmos o passo a passo, é importante destacar que o login no site Meu INSS é feito a partir de um conta “gov.br”. Sendo assim, se você ainda não tem uma conta nesta plataforma, é recomendado cadastrar uma senha de acesso, o que pode ser feito a partir do próprio site do instituto.

Voltando à questão da inscrição, o passo a passo para quem já é contribuinte se inscrever no INSS pela internet é o seguinte:

Publicidade

Publicidade

  1. Acesse o site Meu INSS ou baixe o aplicativo no seu celular;
  2. Em seguida, clique na opção “Inscrever no INSS”;
  3. Na sequência, o sistema irá te redirecionar para outra página, onde você deve informar todos os dados necessários para concluir o pedido.
  4. Em relação à “Unidade Orgânica“, este é o termo relativo à agência do INSS onde você recebe atendimento. Para consultar o CEP da unidade, número que você precisa informa na solicitação, basta voltar à página inicial do Meu INSS e clicar em “Encontre uma Agência”.

Enquanto isso, para inscrição de pessoas que não são contribuintes INSS, como crianças ou procuradores, é preciso fazer a solicitação pelo telefone 135.

Mas em todos os casos (contribuintes ou não) é obrigatório apresentar os seguintes documentos: CPF e documento de identificação (carteira de identidade, habilitação ou de trabalho).

Quem pode se inscrever no INSS?

A solicitação de inscrição no INSS pela internet pode ser feita por quem começou a contribuir, por procuradores ou representantes legais de outras pessoas, ou para quem somente quer solicitar algum serviço.

Veja também: Prova de Vida INSS volta a ser obrigatória em 2022. Veja o calendário e como vai funcionar

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário