INSS libera agendamento para mais 12 serviços a partir de quinta feira, 15 de julho

A partir da próxima quinta-feira (15/07), mais 12 serviços do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ficarão disponíveis para agendamento, aumentando o número de situações que o público pode resolver com atendimento presencial nas agências da Previdência.

O chamado Atendimento Especializado servirá para atender as demandas que as pessoas não conseguem resolver por telefone ou pelo aplicativo Meu INSS. Entre as justificativas para o cidadão comparecer até uma agência está a impossibilidade de conseguir a informação necessária ou de concluir a solicitação de forma remota.

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O serviço é destinado às pessoas que não têm conseguido atendimento presencial por conta das restrições para conter a disseminação do novo coronavírus. Desde o início da pandemia de Covid-19, o INSS limitou o acesso às agências para serviços específicos, e conseguir um agendamento ficou mais difícil.

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Aumento nos agendamentos valem para quem não tem outra opção. Foto: Márcia Foletto/Agência O Globo

Segundo José Carlos Oliveira, diretor de benefícios do INSS, o atendimento presencial é voltado a quem não têm acesso à internet, dinheiro para ligações para o telefone 135 ou possui alguma limitação que impeça a utilização destes serviços. Para ele, o retorno do atendimento humanizado é fundamental.

Além disso, idosos com mais de 80 anos e pessoas com deficiência visual ou auditiva também podem agendar o atendimento presencial.

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A coordenadora do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), Joseane Parodi, também destacou a importância da medida. Segundo Parodi, aumentar os serviços disponíveis para agendamento depois de um ano com os atendimentos presenciais praticamente suspensos no INSS é um “grande avanço”.

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Lista de serviços liberados para agendamento pelo INSS

De acordo com as regras do atendimento especializado, os novos serviços e situações em que o segurado do INSS pode fazer um agendamento são as seguintes:

  1. Consulta à consignação administrativa
  2. Solicitar Retificação de CAT
  3. Apresentar contestação de Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP)
  4. Parcelamento ou impugnação à cobrança administrativa/MOB Presencial
  5. Requerimento concluído sem atendimento ao solicitado, questão relacionada à falha operacional não vinculada à análise do direito
  6. Atendimento solicitado por portadores de necessidades especiais. São eles: idosos acima de 80 anos, deficientes auditivos ou visuais
  7. Ciência do Cidadão Referente à Necessidade de Inscrição no CadÚnico
  8. Órgão mantenedor inválido impossibilitando a solicitação de serviços
  9. Impossibilidade de informação ou de conclusão da solicitação por meio dos canais remotos
  10. Pensão Mensal Vitalícia do Seringueiro e seus dependentes
  11. Pensão Especial Vitalícia da pessoa portadora da Síndrome de Talidomida
  12. Pensão Especial das Vítimas de Hemodiálise de Caruaru

Para conferir todas as regras relacionadas ao atendimento especializado do INSS, basta conferir a íntegra da portaria 908, publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira (12/07).

Segundo o instituto, a medida abrangerá serviços que estavam sem disponibilidade de atendimento presencial. Em nota, o governo afirma que as pessoas serão atendidas “com horário marcado e toda a segurança”.

Vale lembrar que alguns serviços, como perícias médicas e certos casos de cumprimento de exigência, continuaram presenciais durante a pandemia.

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Como agendar um serviço no INSS?

O agendamento para atendimento presencial dos serviços listados em agências do INSS ficará disponível a partir de 15 de julho.

Para agendar o serviço, basta ligar para o telefone 135. Em seguida, o atendente irá analisar a solicitação do usuário para saber se ela se enquadra nos casos listados na portaria. Se for o caso, o agendamento será realizado.

Mas se o segurado não conseguir fazer a solicitação pelo telefone 135, ele também poderá agendar o atendimento para uma data próxima diretamente nas agências.

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Mesmo com a disponibilização dos novos serviços, o INSS pede que as pessoas priorizem os canais remotos, ou seja, o telefone 135 e o aplicativo Meu INSS. Com isso, elas ficam menos expostas ao novo coronavírus.

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Além disso, o instituto ressalta que o atendimento especial presencial foi planejado para quem só tem esta opção, e que o número de pessoas que podem ser recebidas nas agências irá depender da capacidade de atendimento de cada unidade.

Também é importante ter atenção aos horários de funcionamento das agências, que estão mais restritos por conta da pandemia. Atualmente, o horário de atendimento é das 7h às 13h, mas pode variar de acordo com a localidade.

Fonte: Agora São Paulo.

Felipe Matozo
Jornalista formado pelo Centro Universitário Internacional Uninter, repórter do Jornal O Repórter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
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