IPTU 2022 Goiânia: cidadãos possuem simulador para calcular o imposto
IPTU 2022 Goiânia: Entenda como vai funcionar o simulador que ajudará o goianiense a calcular o imposto! Confira aqui No Detalhe.
Com início no nesta sexta-feira (3), todos os contribuintes residentes de Goiânia conseguirão calcular os valores do IPTU e Imposto Predial com o auxílio de uma ferramenta capaz de simular as quantias para pagamento de 2022.
O simulador está sendo disponibilizado pelo site da prefeitura de Goiânia e terá acesso livre a todos os moradores do município que queiram calcular seus valores de ITU e IPTU.
Qual é a proposta do simulador de valor do IPTU?
A proposta deste simulador criado pela prefeitura de Goiânia é levar transparência para o cidadão. Com essa ferramenta, ele será capaz de calcular seus valores para o pagamento de ITU ou IPTU já em sua nova base.
- Fonte/Reprodução: original
Todo o processo é feito de forma simplificada e ágil. Após a consulta dos valores, se o contribuinte não concordar com o valor do tributo, há a possibilidade de entrar com um recurso após passados 15 dias do vencimento. Em caso de erros, a quantia determinada será reparada no ano seguinte.
Como fazer a simulação do IPTU 2022 Goiânia?
Para realizar a simulação, é necessário que o cidadão informe o número de cadastro do imóvel, assim será capaz de visualizar todas as informações como quantias e datas dos pagamentos. A consulta dessa numeração do imóvel pode ser identificada no talão de IPTU de outros anos. Atualmente, há pelo menos 800 mil imóveis na capital.
O simulador poderá ser encontrado no próprio site do município de Goiânia, em sua página inicial. Após passar por diversos ajustes, acredita-se que esse método de cálculo é seguro e confiável para todos os moradores da capital do estado de Goiás.
O IPTU 2022 já será calculado no novo molde de Código Tributário Municipal. Essa mudança adotada pela Câmara de vereadores do município e autorizada pelo atual prefeito, Rogério Cruz, tem um novo formato de cálculo e exclui a existência de zonas fiscais, fazendo com que as taxas se tornem progressivas para cada valor final do imóvel.
É possível afirmar que em Goiânia, aproximadamente 50% de todos os imóveis residenciais e cerca de 25% dos que não são residenciais possuem reduções ou dispensa do pagamento do IPTU 2022.