IPTU Cuiabá 2023 – Tudo o que já sabemos sobre o imposto!

Fique sabendo o que já foi divulgado a respeito do IPTU a ser cobrado em 2023 na cidade de Cuiabá, capital mato grossense.


Os residentes da cidade de Cuiabá, capital de Mato Grosso, precisam ficar por dentro das informações referentes ao IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), a ser cobrado em 2023.

Na matéria a seguir, você fica sabendo o que já foi divulgado sobre o imposto.

Como conseguir desconto?

Uma grande novidade em Cuiabá é que agora pessoas que possuem imóveis com tecnologia sustentável vão poder ter acesso a descontos no valor do IPTU.

Veja também: IPTU Porto Velho 2023 – Tudo o que já sabemos sobre o imposto!

Alguns exemplos de tecnologia sustentável que vão dar espaço para desconto no IPTU são os seguintes:

  • sistema de reuso de água da chuva
  • energia fotovoltáica
  • construção com materiais sustentáveis
  • calçadas verdes com plantio de mudas nativas
  • entre outros.

No meio disso, é importante que os moradores de Cuiabá saibam que essa medida só é válida enquanto houver aplicação dessas e outras tecnologias sustentáveis. Nesse caso, o cidadão vai ter o prazo de utilizar o benefício por até dois anos e poderá ser renovado por outros dois anos pelo contribuinte.

Para fazer a solicitação do abatimento, é preciso junto à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Sema). O prazo para isso é de até 30 dias antes do vencimento do imposto.

Também é uma forma de conseguir abatimento de 10% no valor do tributo fazendo o pagamento em cota única, dentro do prazo estipulado pela prefeitura.

Como é feito o pagamento?

Os contribuintes recebem em seu endereço o carnê de pagamentos do IPTU. Inclusive, as guias podem ser pagas nas agências do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Rede Lotérica.

Além disso, o cidadão pode pagar o imposto diretamente em uma instituição bancária ou financeira de que seja correntista.

O pagamento pode ser feito na modalidade de cota única, como comentamos anteriormente, ou então pode ser parcelado em até 8 vezes. Contudo, é importante saber que neste segundo caso o cidadão já não consegue abater o valor do imposto.

Veja também: IPTU Curitiba 2023 – Tudo o que já sabemos sobre o imposto!

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.