IPVA 2021 – Detran AC: Consultar Valor, Calendário, Como Pagar

imposto ipva

O IPVA é o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor, uma taxa que deve ser paga por todo dono de veículo. Sua finalidade é arrecadar verba para os cofres públicos, para garantia da prestação de serviços à população.

Mas, como pagar o IPVA 2021 Detran AC? A seguir, apresentamos informações essenciais para lhe ajudar a quitar essa dívida. Confira e saiba como proceder para resolver essa pendência o quanto antes.

Publicidade

Publicidade

Consulta do valor IPVA 2021 Detran AC

O valor do IPVA AC é calculado de acordo com características do veículo, como ano, modelo e marca. Além disso, essa conta também é feita com base em alíquotas estabelecidas pela Secretaria da Fazenda do Estado.

Normalmente, considera-se a alíquota de 1% para veículos automotores, de transporte de passageiros, ciclomotores e motocicletas, bem como 2% para veículos de passeio.

A forma mais precisa e prática de saber o valor do IPVA AC é por consulta online no site do Detran. Abaixo, indicamos como verificar na plataforma. Confira um passo a passo:

Publicidade

Publicidade

1- Acesse o site do Detran AC;

2- No menu principal, clique em “Veículos”;

3- Clique em “Serviços online”;

4- Selecione “Emissão de débitos do veículo”;emissão débito veiculo site detran ac5- Informe a placa e o Renavam do automóvel, dados que podem ser obtidos no CRLV, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos;

6- Clique em “Consultar veículo”.emitir débito veiculo site detran acPronto! Assim que finalizar esse passo a passo a página será atualizada e trará informações sobre o IPVA, bem como de outras taxas inerentes ao veículo, sendo possível verificar o valor rapidamente.

Atente-se somente a um detalhe: tenha em mãos as informações solicitadas para consulta, como a placa e o Renavam. Sem esses dados não será possível utilizar o serviço.

Calendário de Pagamento IPVA 2021 Detran AC

Publicidade

Publicidade

O calendário IPVA 2021 Detran AC traz datas de pagamento da taxa. Esses prazos ainda não foram confirmados e divulgados, no entanto o calendário funciona da seguinte maneira:

  • A data oficial de vencimento do IPVA é determinada de acordo com o final da placa do veículo;
  • Há a possibilidade de pagar o imposto em cota única, com desconto de 10%, neste caso a data de vencimento varia de janeiro a agosto;
  • Se optar pelo pagamento parcelado, as cotas têm datas de vencimento entre janeiro a outubro, de acordo com a placa do automóvel. Neste caso, não há desconto sobre o valor.

Como Pagar o IPVA 2021 Detran AC

O pagamento do IPVA AC deve ser feito por meio de boleto, que pode ser obtido de duas formas, online e presencialmente. A seguir, detalhamos como conseguir o documento:

profissionais detran ac

Boleto IPVA 2021 Detran AC online

O documento é obtido diretamente na página de consulta do valor e de débitos do veículo. É só clicar aqui, informar a placa e Renavam do automóvel, e clicar em “Consultar veículo”.

Na página, basta identificar as informações sobre o IPVA 2021 e gerar o boleto para pagamento do imposto, o que deve ser feito dentro da data de vencimento, para evitar incidência de juros.

Boleto IPVA 2021 Detran AC Atendimento Presencial

Publicidade

Não conseguiu obter o boleto IPVA pela internet? Existe a possibilidade de consegui-lo pessoalmente na unidade de serviços de veículos do Detran AC. Confira, a seguir, dois endereços:

Publicidade

  • Avenida Nações Unidas, 2.137 – 7º BEC
  • Avenida Ceará, 3509 – Abrahão Alab, Rio Branco

Basta comparecer ao endereço e apresentar um documento de identificação e informações sobre o veículo. O boleto será emitido e entregue para pagamento.

Dá para quitar a dívida em casas lotéricas, bem como em instituições financeiras credenciadas como o Itaú, Banco do Brasil e Santander. Se for correntista dessas empresas, utilize o internet banking para pagamento.

O que acontece se não pagar o IPVA?

Há quem pense que não existe problema em não pagar o IPVA, mas não é bem assim que funciona. Quando o imposto não é quitado, o proprietário enfrenta dois grandes problemas.

Publicidade

Publicidade

Um deles é a incidência de juros e acréscimos no valor a ser pago pelo boleto atrasado, o que pode aumentar a dívida substancialmente, dificultando seu pagamento e regularização da situação do automóvel.

Outro problema é a impossibilidade de realizar o licenciamento. Dirigir um veículo não licenciado é considerado uma infração gravíssima, com pagamento de multa no valor máximo aplicado, acúmulo de 7 pontos na carteira e possibilidade de apreensão do automóvel.

Se houver dúvidas confira todas as penalidades para quem não pagar o IPVA.

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Veja mais ›
Fechar