IPVA 2022: Governos de DF, GO, MT e MS divulgam informações sobre o imposto. Veja todas as novidades
Na região Centro-Oeste, alguns estados divulgaram recentemente novas informações sobre o IPVA 2022. Veja quais são as novidades.
Faltando poucos dias para o final do ano, muitos motoristas já começam a se atualizar com informações sobre o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2022.
Na região Centro-Oeste, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal divulgaram novidades sobre o imposto recentemente. Enquanto isso, os condutores de Goiás ainda esperam pelo calendário de pagamentos de 2022, mas nas últimas semanas passaram por uma data importante referente ao IPVA de 2021.
Por isso, reunimos algumas informações recentes sobre o IPVA 2022 no Centro-Oeste para te atualizar sobre esta conta que já chega no começo do ano.
DF – IPVA 2022 pode ter isenção para carros elétricos e híbridos
Na última semana, a Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou um projeto que garante isenção do IPVA para carros elétricos e híbridos. Com isso, esse tipo de veículo pode ficar livre do imposto anual para incentivar seu uso entre os motoristas da região.
No entanto, o texto ainda aguarda sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB) para começar a valer. Nesse caso, o DF se juntará a sete estados que já oferecem este incentivo fiscal para veículos híbridos e elétricos.
MS – Novas regras para isenção do IPVA 2022
Se por um lado o DF ainda espera pela confirmação do governo distrital, no Mato Grosso do Sul a atualização na lista de veículos isentos já foi confirmada para 2022.
A partir do próximo ano, veículos com 15 anos ou mais não precisam mais pagar o IPVA. Até então, a regra valia para veículos a partir de 20 anos de fabricação. Sendo assim, o número de veículos isentos do imposto irá aumentar no estado.
Com a nova lei, muito motoristas sul-mato-grossenses poderão se livrar
MT – Motoristas podem ter descontos pelo programa Nota MT
No caso do Mato Grosso, não há novidades na lista de veículos isentos, mas os participantes do programa Nota MT podem ter desconto no IPVA 2022.
Nesse caso, a medida vale para contribuintes que pediram para incluir o CPF em notas fiscais após compras no estado. Segundo a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), os participantes terão direito a um crédito para desconto de até R$ 100 no IPVA, o que pode aliviar a tendência de alta para o imposto em 2022.
Para mais informações sobre o Nota MT e seus benefícios para os participantes, acesse o site do programa.
GO – Prazo para pagar IPVA 2021 encerrou em novembro
Por fim, Goiás ainda não divulgou o calendário do IPVA 2022, mas encerrou em novembro o prazo para pagamento do imposto de 2021.
No caso dos contribuintes que não conseguiram pagar o imposto dentro do prazo, é preciso emitir o DARE (Documento de Arrecadação) para quitar o valor em atraso. Para isso, é só acessar o site da Secretaria da Economia e clicar em “Consultar e Emitir DARE”.