IPVA 2022 PR: Segunda parcela do imposto começa a ser cobrado hoje (17). Veja calendário completo

ipva pr 2022 segunda parcela
Calendário para pagamento da segunda parcela do IPVA PR 2022 começa nesta quinta. Foto: José Fernando Ogura/Aen

A partir de hoje (17/02), começa o calendário de vencimentos da segunda parcela do IPVA PR 2022. Nesta quinta-feira, quem deve pagar o imposto são os proprietários de veículos com placas terminadas em 1 e 2.

Enquanto isso, para os demais veículos, os prazos seguem entre amanhã e a próxima quarta-feira (23). Neste ano, os motoristas paranaenses puderam parcelar o IPVA em até cinco vezes.

Publicidade

Publicidade

Como os contribuintes do estado não recebem mais a guia de pagamento do IPVA PR em casa, é preciso emitir o boleto no portal do IPVA. Para pagar o imposto, basta se dirigir a um dos bancos listados no próprio site com o boleto ou número do Renavam, ou utilizar o QR Code da guia para pagamento via Pix pelo aplicativo do seu banco.

ipva pr 2022 segunda parcela
Calendário para pagamento da segunda parcela do IPVA PR 2022 começa nesta quinta. Foto: José Fernando Ogura/Aen

Calendário da Segunda Parcela do IPVA 2022 PR

Para os proprietários de veículos do Paraná que optaram por pagar o IPVA 2022 de forma parcelada, as datas de vencimento da segunda parcelas são as seguintes:

  • Final de placa 1 e 2 – 17/02;
  • Final 3 e 4 – 18/02;
  • 5 e 6 – 21/02;
  • 7 e 8 – 22/02;
  • 9 e 0 – 23/02.

O que acontece com quem ainda não pagou o IPVA PR

Deixar de pagar o IPVA PR em dia gera multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na Selic. Além disso, se o atraso passar de 30 dias, o valor sobe para 10% do valor do imposto. Sendo assim, quanto antes o contribuinte regularizar a situação, menor a multa.

Publicidade

Publicidade

Para pagar IPVA PR 2022 atrasado, basta emitir e quitar a guia disponível no Portal do IPVA ou informar o número do Renavam em um dos bancos credenciados.

Vale lembrar que o pagamento do IPVA é obrigatório, e sem isso o motorista não consegue emitir o certificado de licenciamento de veículo (CRLV) pelo Detran-PR. Com isso, o veículo fica em situação irregular, o que pode gerar sanções ao motorista e apreensão do veículo.

Além disso, o débito também pode ser inscrito em dívida ativa e o contribuinte pode ter seu nome incluído nos órgão de proteção ao crédito.

Próximas datas de pagamento do IPVA 2022 PR

Em relação aos próximos meses, o calendário completo do IPVA PR 2022 é o seguinte:

calendário ipva pr
Imagem: Portal do IPVA

Felipe MatozoJornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
Veja mais ›
Fechar