IPVA 2022 PR: Última semana para quitar a segunda parcela do imposto

Vencimentos da segunda parcela do IPVA PR 2022 continuam nesta segunda-feira e seguem até quarta. Veja o calendário e como pagar.

No Paraná, proprietários de veículos que optaram por parcelar o IPVA PR 2022 têm até a próxima quarta-feira (23/02) para pagar a segunda parcela do imposto.

No entanto, como o calendário varia conforme o número final da placa de cada veículo, o prazo para pagamento da segunda cota já venceu em alguns casos. Afinal, as datas de vencimento começaram na última semana para veículos com finais de placa entre 1 e 4.

Publicidade

Publicidade

Nesse caso, quem perdeu a data de vencimento da segunda cota do IPVA PR 2022 deve pagá-la com atraso, com multa e juros no valor da parcela.

Quem deve pagar a segunda parcela do IPVA 2022 PR nesta semana?

IPVA 2022 PR: Última semana para quitar a segunda parcela do imposto
Vencimentos da segunda parcela do IPVA PR 2022 seguem entre hoje e quarta. Foto: Gabriel Rosa/SMCS

O calendário de vencimentos da segunda parcela do imposto continua entre hoje (21) e quarta-feira para veículos com placas terminadas entre os números 5 e 0, conforme a seguinte ordem:

  • Placas final 5 e 6 – 21/02;
  • Final 7 e 8 – 22/02;
  • Final 9 e 0 – 23/02.

O pagamento da segunda parcela é obrigatório para todos os proprietários de veículos do Paraná que não quitaram o IPVA à vista. Vale lembrar que neste ano os paranaenses puderam parcelas o imposto em até 5 vezes.

Publicidade

Publicidade

Para pagar o IPVA PR, basta emitir a guia de pagamento no portal do IPVA e realizar o pagamento via Pix pelo aplicativo de qualquer banco que ofereça esta ferramenta ou em agências do Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Santander, Bancoob ou Sicredi.

Além disso, também é possível pagar o imposto apenas com o número do Renavam em agências ou caixas automáticos dos bancos citados acima (exceto Banco do Brasil).

Qual o calendário de pagamentos da 3ª parcela?

Para quem já quer se preparar para a terceira parcela do IPVA PR 2022, o calendário de vencimentos começa no final de março, na seguinte ordem:

  • Placas final 1 e 2 – 17/02;
  • Final 3 e 4 – 18/03;
  • 5 e 6 – 21/03;
  • 7 e 8 – 22/03;
  • 9 e 0 – 23/03.

Como quitar parcelas atrasadas?

No caso dos motoristas que estão com parcelas do IPVA PR 2022 em atraso, é possível pagar estas cotas seguindo os mesmos procedimentos dos pagamentos regulares citados acima. A única exceção é o Pix, que não está disponível para pagamentos atrasados.

Após 30 dias de atraso no pagamento do IPVA PR, a multa fica em 10% do valor do imposto.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário