IPVA 2022 SP: perdi o prazo de uma das parcelas; posso parcelar o valor à vista no cartão?

Em São Paulo, proprietários de veículos que perderam o prazo de pagamento de uma das parcelas do IPVA 2022 SP podem parcelar no cartão.

O IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é um imposto estadual, que deve ser pago uma vez por ano. No Estado de São Paulo, o prazo para o pagamento da 3º parcela do IPVA 2022 SP já foi encerrado e alguns contribuintes perderam o prazo desta e de parcelas anteriores.

Para quem perdeu o prazo para realizar o pagamento de alguma das parcelas do Imposto em SP, não há necessidade de desespero, pois existem algumas alternativas para quitar o tributo e manter a documentação do veículo em dia.

Publicidade

Publicidade

Nesta matéria do NoDetalhe, você fica sabendo quais as alternativas disponíveis para quem perdeu o prazo para o pagamento do IPVA 2022 SP. Confira!

Quem perdeu o prazo para pagamento do IPVA 2022 SP pode parcelar no cartão

IPVA 2022 SP: perdi o prazo de uma das parcelas; posso parcelar o valor à vista no cartão?
Em São Paulo, proprietários de veículos que perderam o prazo de pagamento de uma das parcelas do IPVA 2022 SP podem parcelar no cartão. (Imagem: Pexels/Divulgação)

Os proprietários de veículos têm a possibilidade de realizar o pagamento do IPVA em cota única ou parcelado. Quem faz o pagamento em cota única ainda no início do prazo, estabelecido pelo Detran (Departamento de Trânsito) de cada estado, acaba tendo vantagem, pois há descontos que chegam a 7%.

Este ano, no Estado de São Paulo, aqueles que optaram por realizar o pagamento parcelado não têm direito a desconto, porém podem fazer o pagamento do Imposto ao longo de até cinco meses, sem juros — no ano passado, o contribuinte só tinha a possibilidade de dividir o valor total do Imposto em até três parcelas.

Publicidade

Publicidade

Em relação aos contribuintes que optam por fazer o pagamento parcelado, alguns acabam esquecendo as datas finais do prazo de um parcela e outra, em especial porque as datas dos prazos não se repetem e alguns feriados acabaram interferindo na data limite para o pagamento.

Na última segunda-feira (18), venceu a 3ª parcela do IPVA 2022 SP e alguns contribuintes se depararam com a cobrança do valor integral do tributo, mais uma multa de 0,33% ao dia depois de deixarem de realizar o pagamento de uma das parcelas.

Os motoristas que se encontraram nessa situação precisam saber que, desde 2021, a Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo (Sefaz-SP) oferece a opção de parcelamento do imposto no cartão de crédito. Em comparação com o ano passado, a adoção desta forma de pagamento aumentou cerca de 60% em 2022.

Para isso, a Sefaz-SP indica empresas que pagam o saldo do IPVA do contribuinte por meio de financiamento de até 20 meses, com a cobrança de juros mensais, que podem ser consultadas no site da Secretaria. O ideal é que o contribuinte que tenha perdido o prazo para pagamento de uma das parcelas faça a simulação no site das empresas listadas, para saber qual financiamento lhe será mais vantajoso.

Pensando nas próximas datas de pagamento, uma alternativa para evitar que o motorista perca as datas de pagamento é a programação do débito agendado no banco, segundo orientação da Sefaz-SP.

Licenciamento Antecipado 2022

Para conseguir antecipar o licenciamento anual, os proprietários de veículos devem primeiro quitar todos os débitos que recaiam sobre o veículo, incluindo o próprio IPVA, além da taxa de licenciamento e multas de trânsito, caso existam.

Calendário de vencimento do IPVA 2022 SP

Publicidade

Publicidade

A seguir, você confere o calendário completo de pagamentos do IPVA 2022 SP para veículos Automóveis, Camionetas, Caminhonetes, Ônibus, Micro-ônibus, Motos e similares, que pode ser consultado diretamente no portal do Governo do Estado de São Paulo.

Mês Abril Maio Junho
Parcela 3ª Parcela
com desc. 5%
4ª Parcela
com desc. 5%
5ª Parcela
com desc. 5%
Placa Vencimento Vencimento Vencimento
Final 1 11/abr 11/mai 10/jun
Final 2 12/abr 12/mai 13/jun
Final 3 13/abr 13/mai 14/jun
Final 4 14/abr 16/mai 15/jun
Final 5 18/abr 17/mai 20/jun
Final 6 19/abr 18/mai 21/jun
Final 7 20/abr 19/mai 22/jun
Final 8 22/abr 20/mai 23/jun
Final 9 25/abr 23/mai 24/jun
Final 0 26/abr 24/mai 27/jun

Veja também: 24 concursos públicos com 7.247 vagas abertas hoje (21) na região Sudeste

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR. Fã de café à meia noite e amante de fotografia de paisagens naturais.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário