IPVA RS 2022: vencimento por final de placa começa nesta segunda (25); última chance!
Esta é a última semana para fazer o pagamento do IPVA RS 2022. Só quem parcelou o imposto tem até junho para terminar de pagar as parcelas
Esta semana é a última chance para os contribuintes gaúchos que não parcelaram o IPVA RS 2022, quitarem o imposto. De acordo com o Governo do Rio Grande do Sul, diferentemente de anos anteriores, todos os vencimentos estão marcados do dia 25 a 29 de abril, o que garante um prazo maior para o cidadão pagar o tributo.
Todos os proprietários de veículos fabricados a partir de 2003, com exceção dos que têm direito à isenção, devem fazer o pagamento do IPVA RS 2022. Dos 7.262.038 de veículos no estado, 53,9% sofrem a cobrança do imposto.
Onde pagar o IPVA RS 2022?
O pagamento do IPVA 2022 RS deve ser feito nos bancos credenciados ao Governo do Rio Grande do Sul. Eles são: Banrisul, Bradesco, Sicredi e Banco do Brasil (somente para clientes). Neste ano, o Pix também pode ser utilizado como forma de pagamento do imposto.
Para fazer isso, basta que o cidadão consulte o site ou aplicativo do IPVA/RS, gere o QR code a cada mês e o pague nas mais de 760 instituições financeiras disponíveis.
Já quem preferir pagar presencialmente, ainda pode aproveitar para apresentar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), também conhecido como documento do veículo, e pagar também as taxas de licenciamento e multas.
Calendário da última etapa de pagamento do IPVA RS 2022
Nesta semana de abril, do dia 25 a 29, todos os proprietários de veículos que ainda não quitaram o IPVA RS 2022 devem fazer isso, com exceção dos contribuintes que parcelaram o imposto em até seis vezes. Neste caso, as cotas restantes podem ser pagas até junho.
Veja o calendário de pagamentos para esta semana:
- Placa com final 1 e 2: 25/04;
- Placa com final 3 e 4: 26/04;
- Placa com final 5 e 6: 27/04;
- Placa com final 7 e 8: 28/04;
- Placa com final 9 e 0: 29/04.
O que acontece com quem não pagar o imposto?
Quem perder o prazo do pagamento do IPVA RS 2022 perde o direito aos descontos do Bom Cidadão e Bom Motorista, não pode licenciar o veículo até que o imposto seja pago e ainda fica sujeito à cobrança de multas.
A multa é de 0,33% ao dia sobre o valor do imposto não pago, até chegar ao limite de 20%. Depois de 60 dias em atraso, o débito é inscrito na Dívida Ativa e sofre acréscimo de mais 5%.
Como consultar o valor do IPVA 2022 RS?
A consulta do valor do IPVA 2022 RS é feita no site ou aplicativo do IPVA/RS, disponível gratuitamente para dispositivos móveis nas lojas App Store e Google Play, ou pelo site disponibilizado pelo Governo do Rio Grande do Sul, específico para o imposto.
Veja o passo a passo:
Site do Detran RS
- Entre na Central de Serviços do Detran RS;
- Faça seu cadastro/login com a senha gov.br;
- Clique em “Consulta de veículos”;
- Serão listados os veículos de sua propriedade. Caso queira acessar os débitos de veículo de outro proprietário, informe placa e Renavam e clique em “Consultar”;
App ou site IPVA/RS
- Acesse o site da Fazenda Estadual ou baixe o app IPVA RS;
- Informe placa e Renavam do veículo e clique em “consultar”;
- Serão listados em separado cada um dos valores pendentes.
Depois de quitar o IPVA 2022 RS e o licenciamento, o proprietário do veículo deverá baixar o CRLV digital no celular ou, se quiser, imprimir o documento em casa.
Desconto do Bom Motorista e do Bom Cidadão
O Desconto do Bom Motorista é destinado para os cidadãos sem infrações cometidas no trânsito. Ele tem três faixas de desconto:
- Para os condutores que não tiveram registro de infrações nos sistemas de informações do Estado no período entre 1º de novembro de 2018 a 31 de outubro de 2021 (três anos), a redução será de 15%;
- Já quem não teve multa depois de 1º de novembro de 2019 (dois anos) recebe desconto de 10%;
- Depois de 1º de novembro de 2020 (um ano), tem direito a um benefício de 5%.
Já o Desconto do Bom Cidadão (NFG), que também funciona em três faixas, garante redução no valor do IPVA conforme participação no Programa da Nota Fiscal Gaúcha (NFG):
- Desconto de 5% será para quem possuir 150 notas ou mais;
- Desconto de 3% para quem tiver entre 100 a 149 notas;
- Desconto de 1% para o contribuinte entre 51 a 99 documentos fiscais devidamente registrados.