IPVA SP 2022: pagamento com 5% de desconto termina hoje (16) para novo grupo de motoristas
Prazo para pagamento da 4ª parcela do IPVA SP 2022 vence hoje para veículos com placa final 4. Veja como pagar e mais informações.
Em São Paulo, o prazo para pagamento da quarta parcela do IPVA SP 2022 com desconto de 5% vence hoje (16/05) para proprietários de veículos com placa final 4.
O calendário de parcelamento para motoristas que não optaram por pagar o imposto à vista em janeiro, o que garantia 9% de desconto, segue até junho, quando vence a quinta e última cota.
Como as datas de pagamento seguem de acordo com o último número da placa, o prazo da quarta parcela para veículos com final de placa entre 1 e 3 já venceu. Nos demais casos, o calendário de maio segue até o dia 24 (veja todas as datas abaixo).
Como pagar o IPVA SP 2022 com desconto?
Para ter direito ao desconto de 5% na quarta parcela do IPVA SP 2022, basta efetuar o pagamento até a data de vencimento da cota, que para os veículos com placa terminada em 4 é hoje.
Para veículos usados, basta informar o Renavam do veículo nos bancos autorizados ou em casas lotéricas. O pagamento pode ser feito tanto presencialmente, nas agências ou terminais de autoatendimento, quanto pelos sistemas online (internet banking) das seguintes instituições:
- Banco do Brasil;
- Caixa;
- Itaú Unibanco;
- Bradesco;
- Santander;
- Bancoob;
- Safra;
- Mercantil do Brasil;
- Rendimento;
- Daycoval.
Enquanto isso, para veículos novos, locadores de veículos, Auto de Infração e Imposição de Multa (AIIM) e outros, é preciso emitir a guia de arrecadação do IPVA por meio do site da Secretaria da Fazenda e Planejamento.
Calendário da quarta parcela do IPVA SP
Enquanto o prazo para pagar a quarta parcela do IPVA SP 2022 vence hoje para veículos com placa final 4, para os demais o calendário de maio é o seguinte:
- Placa final 5 – até 17/05 (amanhã);
- Final 6 – até 18/05;
- 7 – até 19/05;
- 8 – até 20/05;
- 9 – até 23/05;
- 0 – até 24/05.
Em caso de atraso, o contribuinte fica sujeito a multa de 0,33% por dia e juros de mora com base na taxa Selic. Além disso, se atrasar mais de 60 dias, a multa sobe para 20% do valor do IPVA.
Veja também: IPVA SP – motoristas que tiveram o carro roubado em 2021 vão receber reembolso do imposto