IR 2021: como corrigir declaração com erro? Tire suas dúvidas!

Erros em declarações de IR 2021, como omissão de rendimento, digitação incorreta e fornecimento de informações incompletas, levam a um problema temido por muitos, a queda na malha fina.

Se você já preencheu e encaminhou a declaração de imposto de renda 2021 e percebeu que entregou com algum erro ou deixou de informar algo, existem formas de corrigir esse problema.

Publicidade

Publicidade

A seguir, indicamos como isso é possível e um passo a passo para corrigir erro na declaração de imposto de renda 2021 ou de anos anteriores. Confira e coloque as orientações em prática!

imposto de renda

Como corrigir erro na IR 2021?

Essencialmente, há duas formas de corrigir erro na declaração de imposto de renda 2021: pelo programa da declaração original ou no site da Receita Federal.

No caso específico do site, existem limitações porque nem todas as fichas estão disponíveis online. Portanto, se quiser acessar todas as fichas terá de baixar o programa.

Publicidade

Publicidade

Outro detalhe importante: se o erro estiver em uma declaração de um ano anterior, você só conseguirá corrigi-lo se utilizar o programa correspondente a esse período.

Por exemplo, se o erro está na declaração do IR 2020, terá de baixar o programa desse ano para conseguir corrigi-lo. Não é possível consertar o problema no programa de 2021.

Como corrigir erro de IR 2021 no programa da Receita

O contribuinte deve entregar uma declaração retificadora para corrigir erros da primeira entrega. Veja, a seguir, um passo a passo para realizá-la:

  1. Abra o programa de declaração de IR 2021, localize e clique na opção “retificar”, que está disponível no menu “declaração”;
  2. Selecione a declaração que deseja corrigir;
  3. Se entregou somente uma declaração, clique em “original”. Caso já tenha entregado uma declaração retificadora e queira corrigi-la mais uma vez, clique em “retificadora”;
  4. Uma nova aba será criada automaticamente com a cópia da declaração com erro. Abra essa declaração, selecione a ficha que está errada e faça as correções. Esse procedimento deve ser feito em todas as fichas com erros;
  5. Selecione “verificar pendências”, item disponível no menu “fichas da declaração”, que está no lado esquerdo da tela. Esse procedimento deve ser feito antes do envio da declaração, para evitar novos erros;
  6. Clique em “entregar declaração”, que também está o menu à esquerda.

Como corrigir erro de IR 2021 no site da Receita

Há, ainda, a possibilidade de entregar uma declaração retificadora pelo site oficial da Receita Federal, conforme indicado no passo a passo a seguir:

  1. Acesse o e-CAC, sistema de atendimento digital da Receita Federal;
  2. Informe seu CPF, código de acesso e senha. Se ainda não tiver cadastro no site, gere um de acordo com instruções da página;
  3. Na tela inicial, acesse “meu imposto de renda”;
  4. Clique em “extrato de processamento” e selecione o ano da declaração de imposto de renda que deseja corrigir;
  5. Selecione “declaração on-line”;
  6. Clique em “retificar declaração” e responda “sim” em “deseja realmente retificar a declaração entregue anteriormente?”;
  7. Selecione a ficha que quer corrigir e faça as modificações;
  8. Clique em “finalizar declaração” para concluir o processo.

É importante ressaltar que a declaração retificadora online é uma versão simplificada, portanto, não possui todas as fichas do programa. Algumas das que não aparecem são as de atividade rural, moeda estrangeira, renda variável e ganhos de capital.

Além disso, só é possível corrigir algumas fichas, como dívidas e ônus reais e bens e direitos, se tiver certificado digital.

Troca de modelo de declaração de IR 2021

Publicidade

Publicidade

Caso o contribuinte entregou a declaração IR 2021 no modelo simplificado e queira mudar para o completo ou vice-versa, isso é possível por meio da declaração retificadora.

Neste caso, a alteração pode ser feita até o último dia de entrega da declaração, ou seja, em 30/04. Depois desse dia não é possível modificar o modelo.

Retificação após prazo de entrega

O contribuinte que percebeu o erro após o prazo de entrega da declaração poderá retificá-la sem pagamento de multa por atraso.

De acordo com a Receita Federal, existe a possibilidade de retificação em até cinco anos depois da entrega.

Retificação e restituição do IR 2021: como fica?

Publicidade

Quando se faz uma declaração retificadora, há um ponto negativo: se o contribuinte tiver restituição, ele perde a data original e vai para o fim da fila.

Publicidade

Em outras palavras, receberá a restituição considerando a data de entrega da retificadora, normalmente nos últimos lotes.

Flavio Carvalho
Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário