Licenciamento 2023 Detran PI – Valor, calendário, como pagar e mais!
Confira o prazo de vencimento e as principais informações sobre a taxa de Licenciamento do Detran-PI em 2023
Os motoristas do Piauí já podem conferir os prazos para pagamento da taxa de licenciamento em 2023, divulgados pelo Detran-PI. A seguir, confira as principais informações sobre esta taxa anual.
Calendário de pagamentos do Licenciamento PI 2023
No Piauí, não existe um “calendário” de vencimentos do licenciamento anual, pois o prazo para pagar é o mesmo para todos os veículos.
Aproveite para conferir também
CRV e CRLV: qual a diferença, afinal?
Assim como aconteceu em 2022, o prazo para pagar a taxa de licenciamento do Detran-PI em 2023 se encerra no dia 31 de março.
Além disso, para os motoristas que optarem por parcelar o IPVA PI 2023, esta é a mesma data de vencimento da 1ª cota do imposto, o que também aconteceu no ano anterior.
Os prazos para pagamento do IPVA e do Licenciamento 2023 no Piauí ficaram da seguinte maneira:
- 31 de janeiro de 2023 – IPVA à vista com 15% de desconto;
- 28 de fevereiro de 2023 – IPVA à vista com 10% de desconto;
- 31 de março de 2023 – IPVA à vista com 5% de desconto ou 1ª parcela do imposto e prazo final para pagar a taxa de licenciamento;
- 28 de abril de 2023 – 2ª parcela do IPVA;
- 31 de maio de 2023 – 3ª parcela do IPVA.
Como funciona o Licenciamento 2023 do Detran-PI?
A taxa que os motoristas piauienses devem pagar ao Detran-PI é a de renovação do licenciamento anual. Ou seja, é uma taxa para renovar a licença para os veículos circularem livremente nas ruas e estradas do estado.
Quitando a taxa de licenciamento, o IPVA e outros débitos que o veículo possa ter, como eventuais multas, é possível emitir a versão atualizado do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos).
De modo geral, o CRLV é a licença para circulação do veículo. Este é um documento de porte obrigatório, e circular com o CRLV atrasado configura uma infração gravíssima, o que gera multa de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH.
Como pagar o Licenciamento PI 2023?
Para quitar taxa de renovação do licenciamento anual do Detran-PI 2023, basta emitir o boleto de pagamento pela internet, seguindo o passo a passo abaixo:
- Acesse o site do Detran-PI;
- Em seguida, clique sobre o quadro “Emissão de Licenciamento”;
- Na página que abrir em seguida, você deve informar a placa e o Renavam do veículo. Veja aqui como descobrir o Renavam;
- Depois, selecione o ano de exercício do licenciamento, que é 2023, digite os caracteres da imagem que aparecer na tela na barra “Captcha” e clique para “Consultar”;
- Na sequência, basta gerar a guia para pagamento da taxa de licenciamento.
Afinal, como emitir o CRLV atualizado?
Após pagar a taxa de renovação do licenciamento anual do Detran-PI e de outros débitos em aberto do veículo, os motoristas podem emitir o CRLV Digital. Vale lembrar que o documento em papel-moeda não é mais emitido.
Portanto, para ter acesso ao documento do seu veículo, é o próprio motorista quem deve fazer a emissão. Depois disso, é possível imprimir o CRLV e folha comum A4 ou carregar o documento em seu celular.
Para gerar o documento atualizado do veículo depois de quitar os respectivos débitos, basta acessar o site do Detran-PI (link acima) e clicar no quadro “Emissão de CRLV Digital”.
Na página seguinte, o proprietário do veículo deve informar placa, Renavam e CRV do veículo (também conhecido como DUT ou Recibo). Depois, é só selecionar o ano de exercício, digitar os caracteres da imagem de Captcha e clicar para consultar.
Após emitir o CRLV Digital, basta baixar o documento em formato PDF. Depois disso, o motorista pode imprimir o CRLV quantas vezes precisar, em papel comum, folha A4 branca.
Além disso, quem preferir pode carregar o documento apenas em seu celular, pois a versão digital tem o mesmo valor jurídico da impressa.
Nesse caso, é só baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) e fazer o download do CRLV no app, seguindo o passo a passo que já mostramos aqui.
VEJA TAMBÉM
Carros isentos de IPVA 2023 – Veja a lista de modelos com isenção garantida