Lista de espera do Prouni vai até dia 18 de agosto: saiba como entrar

O Programa Universidade para Todos (Prouni) recebe inscrições para a lista de espera até o dia 18 de agosto, prazo máximo para ter uma nova oportunidade para tentar uma bolsa de estudos pelo programa.

A edição do segundo semestre de 2021 do Prouni oferece 134.329 bolsas de estudos, sendo 69.482 integrais e 64.847 parciais, para 10.821 cursos em 952 universidades da rede particular.

Publicidade

Publicidade

O resultado da lista de espera deve sair no próximo dia 20 de agosto, quando as instituições de ensino participantes devem divulgar os aprovados, convocando-os para matrícula.

cronogramas do Sisu Prouni e Fies para o 2º semestre

Quem pode se inscrever na lista de espera Prouni?

Apenas os candidatos que não foram aprovados nas chamadas regulares do processo seletivo do segundo semestre de 2021. A inscrição é online, no site do programa de bolsas.

Como entrar na lista de espera do Prouni

Interessado em tentar uma das vagas da lista de espera Prouni? Então, faça sua inscrição online, no site do programa. Abaixo, apresentamos um passo a passo de como registrar seu interesse:

Publicidade

Publicidade

  1. Acesse o site do Prouni;
  2. Clique em “lista de espera”;
  3. Selecione “entrar com gov.br”;
  4. Informe seu CPF e clique em “avançar”;
  5. Digite sua senha e clique em “entrar”;
  6. Selecione a opção de lista de espera e confirme sua inscrição.

Pronto! Agora é só aguardar a divulgação do resultado da lista de espera, que deve sair no dia 20 de agosto, tanto no site do Prouni como no das universidades participantes.

Como funciona a lista de espera

O Prouni faz duas chamadas de aprovados e, caso o candidato não esteja nelas, poderá se inscrever na lista de espera, que tem bolsas de estudos não preenchidas nas chamadas oficiais.

Caso seja aprovado na lista de espera, o candidato precisa comprovar as informações prestadas durante a inscrição, além de realizar sua matrícula com a bolsa de estudos.

Cronograma do Prouni 2021/2

O cronograma atualizado do Prouni 2021/2 possui poucas datas para o encerramento do processo seletivo. Confira, a seguir, quais são os últimos prazos:

  • Prazo para inscrição na lista de espera Prouni: 17 e 18 de agosto de 2021;
  • Divulgação da lista de espera: 20 de agosto de 2021;
  • Comprovação de informações da lista de espera e matrícula: de 23 a 27 de agosto de 2021.

Documentos necessários para fazer matrícula

Foi aprovado no Prouni, mas não sabe quais documentos precisa apresentar para comprovação de informações e realização da matrícula? Então, confira a lista a seguir e prepare sua documentação:

  • Documentos de identificação oficiais do candidato e dos membros de seu grupo familiar (RG, CNH, passaporte, entre outros);
  • Comprovante de residência atualizado (contas de energia elétrica, água, telefone, internet e gás, por exemplo;
  • Comprovantes de rendimento (holerite, extrato bancário, entre outros);
  • Histórico escolar do ensino médio;
  • Boletim individual de desempenho no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio);
  • Comprovante de deficiência (laudo médico), se for o caso;
  • Comprovantes de pagamento de pensão alimentícia, de professor da educação básica, de separação, divórcio ou óbito dos pais, quando aplicável.

Quais são as bolsas de estudos do Prouni?

O Prouni tem duas modalidades de bolsas de estudos em instituições de ensino superior particulares: a integral e a parcial. No caso da integral, o desconto é de 100%, portanto, o aluno não paga a mensalidade. Já na parcial, a bolsa é de 50%, logo, o estudante paga metade da mensalidade.

Publicidade

Publicidade

A bolsa integral Prouni é destinada para candidatos que comprovem renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. A parcial, por sua vez, tem como foco candidatos que comprovem renda familiar bruta mensal por pessoa de até três salários mínimos.

Quem pode se inscrever no Prouni?

  • Estudante brasileiro que não possui diploma de curso superior;
  • Aquele que participou do Enem mais recente e alcançou 450 pontos de média nas notas, no mínimo. Também não pode ter zerado a redação;
  • Candidato que estudou na rede pública de ensino ou rede particular na condição de bolsista integral da própria escola;
  • Estudantes com deficiência (neste caso, não importa em qual escola estudou);
  • Professores da rede pública de ensino que estejam no efetivo exercício do magistério da educação básica (neste caso, não há necessidade de comprovar renda).

As inscrições ocorrem semestralmente, são gratuitas e feitas no próprio site do Prouni.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário