5 mandamentos para economizar nas compras do mês

Confira algumas dicas essenciais que ajudam a economizar nas compras do mês, tanto em supermercados quanto em outros comércios.


Encontrar maneiras de economizar nas compras do mês é uma das melhores formas de aliviar o orçamento e ter mais controle sobre suas finanças.

Veja também: Como economizar dinheiro ganhando pouco? É mesmo possível?

E isso vale para variados tipos de compras, não apenas de supermercado. Afinal, muitas pessoas conseguem controlar os gastos no supermercado, mas esquecem de cuidar de outros gastos mensais.

5 mandamentos para economizar nas compras do mês
Veja dicas essenciais para economizar nas compras do mês.

Por isso, separamos cinco dicas importantes para ter ajudar a economizar nas compras do mês e ganhar um espaço no orçamento.

1 – Tenha uma lista e um limite de gastos

Para que você realmente consiga economizar, é fundamental já sair de casa preparado. Para isso, é necessário definir uma lista de compras e um valor máximo para gastar, pois essa é uma das melhores maneiras de evitar compras por impulso.

No caso da lista de compras, anote tudo o que você precisa comprar, seja em uma compra de supermercado, farmácia ou outro tipo de loja. Mas para que isso funcione, é necessário obedecer a sua lista, ou seja, evitar pegar coisas que não são necessárias.

Nesse caso, uma dica para evitar gastos extras em compras de supermercado é comer antes de sair de casa. Afinal, se você estiver com fome, há uma tendência maior de comprar coisas sem necessidade por vontade.

Junto com a lista de compras, defina também um limite de gastos, isto é, até quanto você pode gostar em determinada compra. Com a lista e este limite, fica mais fácil para você conseguir se controlar.

2 – Fique de olho em promoções para economizar nas compras do mês

Promoções são muitos úteis para te ajudar a economizar, então vale a pena arrumar uma maneira de acompanhá-las.

Em supermercados, por exemplo, é comum que haja dias de ofertas para setores específicos, como açougue, hortifrúti e produtos de limpeza. Por isso, vale a pena saber se os mercados da sua região têm este tipo de oferta para aproveitar estas datas.

Outro tipo de promoção muito comum que pode ajudar a economizar nas compras do mês são as liquidações. Por isso, vale a pena seguir lojas e mercados nas redes sociais e encontrar outras formas de se manter atualizado sobre ofertas para não perder oportunidades.

No entanto, as promoções e liquidações também podem ser traiçoeiras, te estimulando a gastar com o que não precisa. Por isso, é muito importante ter disciplina para aproveitar ofertas somente em itens necessários.

3 – Fazer compras no atacado ajuda a economizar

Comprar no atacado costuma ser uma boa maneira de pagar mais barato em alimentos e outros produtos do dia a dia. Sendo assim, uma dica é procurar por atacadistas próximos à região onde você mora.

Caso a “compra mínima” em um atacado seja demais para o que você precisa, uma alternativa é se juntar a amigos ou familiares para fazer compras em conjunto e depois dividir as compras e a conta.

4 – Evitar produtos de marca

Às vezes é difícil resistir à tentação de comprar produtos de marca, mas em muitos casos é necessário abrir mão deles e escolher opções mais baratas.

Isso vale para itens que vão desde alimentos e produtos de limpeza até roupas e acessórios. No entanto, é necessário avaliar o custo-benefício, já que produtos baratos também podem ser de qualidade muito baixa, o que faz com que eles durem menos, por exemplo.

Mas se você tem o hábito de escolher as marcas mais caras, é importante reavaliar este comportamento, pois a economia pode valer a pena.

5 – Se possível, deixe as crianças em casa

Para muitas pessoas, é difícil deixar as crianças em casa, mas se você tiver esta opção, evite levá-las junto na hora de fazer compras.

Isso porque os pedidos de crianças podem gerar gastos altos e desnecessários. Além disso, caso elas se entediem, existe o risco de você se apressar e “perder o foco” na sua estratégia de economia, gastando mais do que deveria por descuido.

Você também pode gostar de ler
Como economizar eletricidade: listamos 8 técnicas (que funcionam)

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.