NÃO JOGUE FORA as sementes de ROMÃ: veja um uso pouco conhecido para elas!

Conheça um uso interessante para as sementes de Romã que podem trazer benefícios para sua saúde e bem-estar.


A romã é uma fruta exótica que contem nutrientes que oferecem diversos benefícios para o organismo, sendo que até mesmo a suas sementes pode ser muito bem aproveitada.

Veja também: Faça ISTO para desinfetar frutas e legumes e matar as bactérias

Outro destaque da romã é o fato de ela ser bastante versátil, ou seja, há diversas maneiras para você consumir esta fruta e aproveitar seus nutrientes.

NÃO JOGUE FORA as sementes de ROMÃ: veja um uso pouco conhecido para elas!
Conheça um uso interessante para as sementes de romã. Foto: Racool_studio/Freepik

A seguir, nós vamos mostrar uma forma simples de fazer bom uso das sementes de romã e aproveitar muito bem as propriedades deste vegetal.

Como aproveitar as sementes de romã?

As sementes de romã podem ser utilizadas para fazer um chá bem fácil de se preparar e capaz de oferecer diversos benefícios para a saúde.

Isso porque o chá de sementes de romã possui os seguintes nutrientes:

  • Vitaminas A, do complexo B, C, E e K;
  • Proteínas;
  • Minerais como potássio, cálcio e ferro.
  • Fibras;
  •  Ácido fólico;
  • Polifenois.

Para preparar este chá, você vai precisar apenas de duas colheres (de sopa) e sementes de romã trituradas e uma xícara de água quente.

Como preparar o chá de sementes de romã?

O passo a passo para o preparo deste chá é bastante simples, conforme podemos ver abaixo:

  1. Primeiramente, abra algumas romãs e retire as sementes. Lembre-se que você irá precisar completar duas colheres de sopa;
  2. Em seguida, triture as sementes. Para isso, você pode usar um mixer ou processador, ou ainda encontrar uma solução caseira, caso não tenha um destes equipamentos em casa;
  3. Separe as sementes trituradas e guarde-as em um pote com tampa. Se a quantia for grande e você precisar armazenar as sementes, elas podem ser mantidas na geladeira por até um mês;
  4. Depois disso, ferva o equivalente a uma xícara de água;
  5. Na sequência, coloque a água quente em uma xícara ou copo e adicione duas colheres (de sopa) das sementes trituradas;
  6. Por fim, basta tampar a xícara por 15 minutos e beber o chá.

Quais os benefícios do chá de semente de romã e da fruta em si?

Por conta das propriedades já citadas da romã e de suas sementes, o chá aumenta a atividade antioxidante e anti-inflamatória do organismo.

Além disso, a romã também aumenta a imunidade do corpo e ajuda a prevenir doenças crônicas no sistema cardiovascular e até mesmo alguns tipos de câncer. No caso dos efeitos preventivos contra alguns cânceres, eles valem principalmente para a poupa e a casca da romã.

O consumo da fruta e do chá também pode trazer efeitos positivos para a digestão e auxiliar no controle da pressão arterial e de diabetes. A fruta ainda possui propriedades que agem como um remédio natural para dores de garganta.

Para quem gosta de praticar exercícios físicos, o chá de sementes de romã também beneficia a circulação sanguínea, o que ajuda no desempenho em treinos de força e resistência.

Além disso, no pós-treino, o seu consumo também auxilia na recuperação muscular e articular. Isso porque a romã tem uma grande quantidade de polifenois, o que ajuda nas respostas do organismo a inflamações e outros estresses fisiológicos, como aqueles causados por exercícios físicos.

Por ajudar no desempenho e na recuperação, o consumo de romã é recomendo tanto antes quanto depois de atividades físicas.

Contraindicações

No entanto, é importante destacar que em alguns casos é melhor evitar o consumo do chá de sementes de romã e da própria fruta, por questões de segurança.

A romã não é uma fruta indicada para crianças pequenas, com menos de 2 anos, por exemplo. Além disso, grávidas e lactantes também devem evitar o consumo desta fruta, ou consultar um médico antes de fazer isso.

Outra contraindicação da romã é para pessoas com doenças cardíacas. Embora a fruta possuir propriedades que ajudam a prevenir este tipo de enfermidade, ela não é indicada para quem já tem esta condição.

Você também pode gostar de ler
4 usos inusitados para as SEMENTES DE MELANCIA que você não conhecia

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.