Nome limpo depois de 5 anos? O que há de verdade nisso?


Muitas pessoas já ouviram falar que consumidores negativados voltam a ficar com o nome limpo depois que a dívida completa 5 anos. Mas será que isso é verdade?

Este é um assunto tão popular que até mesmo a Serasa, um dos principais birôs (sistemas) de crédito do Brasil e nome de empresa que vem à cabeça de muita gente quando o assunto é “nome sujo”, fez um artigo em seu site para explicar essa questão.

A seguir, vamos explicar o que acontece com uma dívida depois de 5 anos e se o nome do consumidor realmente volta a ficar limpo.

Nome limpo depois de 5 anos O que há de verdade nisso
Entenda o que acontece com uma dívida depois que ela completa 5 anos. Foto: Reprodução/Canva

Nome volta a ficar limpo depois de 5 anos?

Depois de 5 anos, a dívida caduca, ou seja, deixa de aparecer nos serviços de proteção ao crédito como Serasa e SPC.

Sendo assim, após esse prazo o cobrador não pode negativar o nome do devedor, e se ele já estiver com restrições em sistemas de crédito o nome deve ser retirado.

Além disso, a dívida para de impactar na pontuação do consumidor na Serasa, pois o score é recalculado como se a pendência tivesse sido quitada.

Veja também: Quase metade da população tem dívidas e 25% delas é no cartão de crédito

Dívida deixa de existir depois de 5 anos?

Apesar de o nome do consumidor deixar de ficar negativado após 5 anos, a dívida continua existindo. A única coisa que muda é o fato de ela deixar de aparecer para outras empresas, mas a pendência com o credor permanece em aberto.

Sendo assim, o consumidor ainda precisará acertar o valor que deve para a empresa ou banco em questão. Além disso, se a dívida for com alguma instituição financeira, ela permanecerá registrada indefinidamente junto ao Banco Central. Nesse caso, bancos ainda poderão continuar negando crédito ao consumidor em questão.

Por isso, mesmo que a pessoa volte a ficar com o nome limpo após 5 anos, o recomendado é negociar a dívida com o banco ou instituição. Para isso, é possível pedir um revisão do contrato para  tentar um bom acordo, por exemplo.

Se você tem dívidas em aberto e quer regularizar a sua situação, aproveite para conferir os melhores sites para renegociar dívidas e limpar nome negativado.

E para consultar seu CPF e conferir se há débitos no seu nome, basta acessar o site da Serasa.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.