MEI do Distrito Federal poderá emitir nota fiscal avulsa sem custo até 31 de dezembro
Quem é MEI no Distrito Federal ganhou mais prazo para emitir nota fiscal avulsa sem nenhuma cobrança. A Secretaria de Economia por meio da Portaria nº 160 estendeu o prazo de emissão do documento fiscal sem custos até 31 de dezembro de 2021.
Por meio do Sistema de Nota Fiscal Avulsa (Senfa) o MEI do DF poderá gerar as notas sem cobranças de certificação digital. Os documentos emitidos poderão ter como razão tanto a prestação de serviço quanto a saída de mercadorias.
A ação que gera essa facilidade aos microempreendedores provém de uma parceria entre a Secretaria da Economia e o Sebrae do Distrito Federal. Segundo informações da primeira instituição, estima-se que mais de 214 mil microempreendedores individuais poderão ser beneficiados.
Segundo declaração da diretora do Sebrae DF, Rosemary Rainha, a iniciativa tem como um dos objetivos frear a informalidade de negócios no estado. Ela destaca que o trabalho do MEI é uma das alavancas do desenvolvimento econômico, por isso, dar garantias para que esses empreendedores possam exercer suas funções acaba beneficiando toda a sociedade.
Para André Clemente, secretário da economia do estado, a prorrogação fortalece o desenvolvimento econômico do Distrito Federal.
“A prorrogação até o final do ano, principalmente pelo momento de pandemia que vivemos, valoriza os pequenos empreendedores do Distrito Federal e solidifica um ambiente competitivo para a categoria. É uma medida econômica e também social, uma vez que beneficia milhares de famílias da nossa capital”, declarou o secretário.
Veja também
Como emitir Nota Fiscal Avulsa para MEI
Para o empreendedor que não sabe como fazer a emissão de nota fiscal avulsa no sistema de notas do Distrito Federal, basta seguir o passo a passo abaixo.
Antes é importante saber que para a emissão de notas no estado é necessário realizar um pré-cadastro no CF/ DF por meio do site agnet.fazenda.df.gov.br.
Feito o pré-cadastro o empreendedor deve prosseguir da seguinte forma:
- Acesse a plataforma da SENFA e em seguida preencha os campos com o CPF e a Senha que foi gerada no pré-cadastro;
- Já na página do Senfa, o empreendedor deve buscar pela opção Preencher NFAe;
- Em Natureza da Operação clique na lupa e no campo Descrição você deve digitar qual a a natureza da sua nota. No caso se é uma nota de venda, devolução, prestação de serviço, etc. Clique nas opções que aparecerão abaixo do campo;
- O sistema irá importar os dados do empreendedor já cadastrados no sistema no campo de Remetente. Na parte de Destinatário você deve preencher os campos com as informações;
- Após cadastrar todos os itens na nota, clique em Confirmar. Em seguida, aparecerá na tela a opção de imprimir ou não a nota fiscal avulsa. Clique em Sim e em seguida copie a chave de acesso da sua nota e cole em um arquivo no seu computador. Com esse código você poderá realizar consultas futuras.
Como cadastrar o MEI
O cadastro do MEI para emitir notas ficais deve ser feito junto a prefeitura da região onde o empreendedor pretende atuar. Todo o procedimento de liberação de nota fiscal varia muito a depender de cada cidade, dessa forma, é importante que o empreendedor busque informações diretamente no órgão da sua região.
A única coisa que se mantém, independente da cidade é que o interessado pode fazer o seu cadastro MEI diretamente no Portal do Empreendedor e sem necessariamente precisar de auxílio.
Após o cadastro feito, o MEI vai até à prefeitura da cidade apenas para saber como proceder em relação às notas.
Para se cadastrar como MEI no Portal do Empreendedor:
- Vá até o Portal do Empreendedor e em seguida clique na opção Crie sua conta Gov.br;
- Escolha uma das opções para validar o seu cadastro e vá seguindo as orientações até finalizar o cadastro;
- Feito isso, você será direcionado para a página de inscrição do MEI;
- Preencha com os dados do seu último imposto de renda, ou, caso não seja declarante, com as informações do seu título de eleitor;
- Em seguida, preencha todos os dados pessoais solicitados no formulário;
- Feito isso, você começará a preencher os dados da sua empresa como o Nome Fantasia e o Capital Social.
- Após preencher isso, selecione quais atividades você irá prestar por meio da lista de atividades permitidas para o MEI. Você pode marcar até 14 ocupações além da principal.
- Em seguida, preencha todas as formas de atuação da sua empresa e o endereço comercial e residencial. Caso seu trabalho seja na sua residencia, basta repetir o endereço.
- Aceite os termos e condições, confira todos os seus dados e caso esteja tudo certo basta clicar em Avançar.
- Pronto, será gerado um PDF que contará com seu CNPJ e todas as informações da sua empresa. Você deve levar essas informações até a prefeitura da sua cidade e encerrar o seu cadastro lá.
Fonte: Agência Brasília | Manual SENFA
Veja também: Aviso prévio lidera processos trabalhistas: número de ações disparou na pandemia