Nubank vai sair do Brasil? Entenda o fechamento de capital no país

O Nubank pegou investidores e clientes de surpresa afirmando que deixaria de ser uma empresa de capital aberto no Brasil. Entenda...


No final desta semana, o Nubank pegou clientes e investidores com uma notícia bombástica: meses depois de compartilhar um “pedacinho” com os usuários, o banco digital afirmou que deixará de ser uma companhia de capital aberto no Brasil.

Ser de “capital aberto” significa que as ações da empresa são negociadas na bolsa de valores de determinado país. Com a mudança, o Nubank passará a ser do tipo “capital fechado” na bolsa de valores do Brasil, continuando aberta apenas na bolsa dos Estados Unidos.

Mas o que isso significa na prática? O Nubank vai deixar o Brasil? Calma que a gente te explica a seguir.

Reestruturação do Nubank

A princípio, os papéis (ativos financeiros ou ações de uma determinada empresa) do Nubank continuarão sendo negociados no Brasil, mas sofrerão uma troca de categoria.

Aproveite e leia também:
Clientes do Nubank estão aderindo em peso a essa NOVIDADE

Quando o Nubank fez a abertura do seu capital em dezembro de 2021, escolheu negociar frações de suas ações seguindo a categoria BDR Nível III, que estabelece algumas obrigações, como registro junto à Comissão de Valores Imobiliários (CVM) e oferta pública de ativos.

Já no BDR Nível I, que o Nubank adotará no país a partir de agora, a empresa não precisará mais seguir as regras da CVM, embora planeje continuar negociando novos recibos na B3, a bolsa de valores oficial do Brasil.

Em seu Blog Oficial, o Nubank afirmou que “este é um cenário bastante comum: grandes empresas de tecnologia globais já são negociadas na bolsa brasileira por meio de BDR I“.

Obviamente, nada disso significa que o Nubank vai deixar de funcionar no Brasil. É uma mudança que vai ter impacto apenas em investidores do banco.

Quem tem um “pedacinho” do Nubank vai ser afetado?

De acordo com o Nubank, clientes do NuSócios que tenham optado por receber um dos “pedacinhos” vão continuar com eles e terão as mesmas opções de sempre: seguir como acionistas da fintech ou vender seus papéis.

Vendendo o BDR, o cliente poderá receber o valor em dinheiro no Brasil; caso opte por continuar com ele, porém, é preciso ter em mente que o BDR passará de Nível III para Nível I.

Mesmo mudando a categoria, o “pedacinho” segue representando 1/6 (um sexto) de uma ação listada na bolsa dos EUA.

Você também pode gostar de ler:
Fim dos limites? NUBANK testa NOVO MODELO de compras com CARTÃO

Editor, redator e revisor da WebGo Content, graduado em Letras – Português/Inglês. Tem experiência com redação, revisão e editoração de textos para Web.