Inadimplência no FIES – O que acontece se não pagar as parcelas do FIES?
Veja o que acontece se um estudante que tem contrato com o Fies deixar de pagar as parcelas do financiamento do programa.
Desde que foi criado, o Fies ajuda milhões de estudantes a ingressarem no ensino, mas alguns fatores fazem com que a inadimplência do programa acabe sendo alta. Nesse caso, você sabe o que acontece se o estudante não pagar as parcelas do Fies?
Deixar de pagar a dívida de financiamento pode gerar algumas dores de cabeça para o inadimplente, o que é um motivo a mais para fazer um bom planejamento antes de tentar uma vaga e fechar contrato.
Atualmente, a taxa de inadimplência do Fies está em 52%. Ou seja, mais da metade dos contratos vigentes estão com mais de 3 meses de pagamentos atrasados. Para entender melhor o que acontece nesses casos, acompanhe o texto a seguir.
Não pagar o FIES – O que acontece?
Uma das principais dúvidas sobre as consequências de deixar de pagar o Fies é se isso deixa o nome sujo. Nesse caso, a resposta é sim, quem tem dívidas com o Fies fica com o nome sujo.
Quando um estudante deixa de pagar o financiamento do programa, seu CPF vai parar no cadastro de inadimplentes de órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.
Com isso, o estudante acaba enfrentando outros problemas decorrentes desta situação. Afinal, isso faz com que ele tenha dificuldades para conseguir empréstimo, financiamentos, cartões de crédito e compras a prazo.
Além disso, deixar de pagar o Fies também faz com que o nome do estudante seja incluído no CADIN (Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal). Nesse caso, ele não consegue abrir contas e tomar empréstimos na rede bancária.
O cadastro no CADIN ainda pode levar à apreensão de bens e ao bloqueio de restituição do Imposto de Renda, que só fica disponível após o pagamento da dívida.
Por outro lado, a inadimplência no Fies não gera perda de diploma nem impede que a pessoa trabalhe na área em que se formou.
De qualquer forma, em caso de dívidas com o Fies, veja as novas condições de negociação que o governo estabeleceu para regularizar a situação e evitar problemas maiores.
Como funciona o FIES e quem tem direito?
Com o Fies, estudantes de todo o país podem financiar o valor integral ou parcial de um curso superior em instituições particulares de ensino superior e começar a pagar somente após a formação. Além disso, o programa também oferece juros baixos para os participantes.
Para ter direito a uma vaga no Fies, é preciso ter participado de uma edição do Enem a partir de 2010. Mas média deve ser de pelo menos 450 pontos e o candidato não pode ter tirado 0 na redação.
Em relação aos critérios de renda do Fies, o candidato deve ter renda familiar mensal de no máximo três salários mínimos (R$ 3.636) por pessoa.
Veja também: Inscrição Fies 2022 – Data definida. Calendário completo e condições para inscrição