O que é Capital Social MEI? Entenda

Flavio Carvalho

25/12/2021

Todo empreendedor quando abre sua empresa busca com ela ganhar lucros. Produzir um bem ou serviço, que gaste seu tempo e o esforço da sua inteligência que será vendido e garantirá saldo positivo para aquela empresa. Muitos dão certo, outros errados, mas todos buscam o lucro no final das contas, para que haja capacidade de produzir mais no futuro e sobre para que o indivíduo possa sobreviver daquilo integralmente.

Mas enquanto uma empresa não gera lucro ela sobrevive do quê? Como dá seus primeiros passos sem o retorno financeiro, que logicamente vem depois de uma série de operações feitas que já despende dinheiro? Esse é o capital social, que dá o pontapé inicial à empresa de um microempreendedor.

O capital social deve englobar todo investimento que o empreendedor precisa para começar seu negócio. Se é, por exemplo, um cabeleireiro, o indivíduo precisa de cadeiras específicas, máquinas, tesouras, cremes, aluguel do salão, espelhos, etc. Todo o montante desses custos deve ser estudado, calculado e declarado como capital social no cadastro do MEI que o empresário irá realizar.

Quem pode ser MEI?

Toda função que se encaixa em uma das listas de atividades permitidas no MEI pela Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). O CNAE agrega todos os profissionais e suas atividades que podem participar do programa MEI, dividindo em seções, divisões, grupos, classes e subclasses, para tentar agregar várias áreas de atuações diferentes.

O que é Capital Social MEI Entenda (2)

Fonte/Reprodução: original

Atividades exercidas

Para saber quais atividades um MEI pode exercer, é preciso verificar a lista de Atividades Permitidas pela CNAE. Lá está especificado todo profissional que pode fazer parte dessa categoria, receber seus benefícios e arcar com suas obrigações.

Mas, o programa agrega diversos profissionais como manicures, professores, artistas, marceneiros, carpinteiros, artesãos, cuteleiros, mecânicos, encanadores, etc. Algumas áreas profissionais ficam vetadas como médicos, nutricionistas, engenheiros, advogados e etc. Para essas atividades está vetado o ingresso ao MEI e se aconselha tentar o programa MEI.

Quanto custa ser um MEI (por mês)?

Um MEI deve pagar para manutenção do seu status e arcar com possíveis auxílios previdenciários, uma soma que pode variar de R$ 45,00 até R$ 65,00 mensais, conforme a atividade ou o número de atividades que a empresa exerce.

Flavio Carvalho
Escrito por

Flavio Carvalho

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.