Onde fica o código de barras na conta de luz?

Felipe Matozo

23/10/2022

O formato de uma conta de luz varia entre um estado e outro, pois são diversas as distribuidoras de energia que atuam no Brasil, mas normalmente o código de barras fica em um lugar “padrão”.

Além disso, algumas empresas oferecem outras alternativas para acessar o código de barras da conta de luz dos consumidores, conforme mostraremos no texto a seguir.

Onde fica o código de barras da conta de luz?

Geralmente, o código de barras fica na parte de baixo da conta de luz. Mesmo que a fatura varie conforme a distribuidora de energia, esta é a situação mais comum.

Aproveite para conferir também
Onde pagar uma conta de luz vencida?

Porém, em boletos é comum que haja a chamada “Linha Digitável” na parte de cima da folha. Está é uma sequência de 47 números que representa código de barras.

Nesse caso, os consumidores que recebem a conta de luz em formato de boleto bancário também podem digitar estes números ao invés de passar o código no scanner, o que pode facilitar o pagamento.

Outras formas de acessar o código de barras

Algumas empresas de energia elétrica também oferecem outras opções para acessar o código de barras da conta de luz.

No caso da Enel, por exemplo, que atende os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Goiás, os clientes podem acessar o código de barras da conta de luz pela internet. Para isso, basta acessar o site da Enel e informar a unidade consumidora e o CPF ou CNPJ do responsável pela conta.

Além disso, algumas empresas também oferecem um serviço de envio do código de barras por SMS, como é o caso da Light, por exemplo.

Por fim, é comum que as empresas disponibilizem o acesso à fatura de energia por meio de sites ou aplicativos próprios. Por isso, se você precisa do código de barras da sua conta, vale a pena acessar o site da distribuidora que atende sua região para saber se há algum serviço online.

VEJA TAMBÉM
Quanto tempo pode atrasar a conta de luz?

Felipe Matozo
Escrito por

Felipe Matozo

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

0

Aguarde, procurando sua resposta