Pare de jogar fora as cascas da Abóbora: veja aqui 7 maneiras de usá-las

Adson Leonardo

15/03/2023

A abóbora é um legume popular e versátil que pode ser preparado de diversas maneiras, desde doces até salgados. No entanto, há diversas, e igualmente incríveis, maneiras de usar as cascas da abóbora no dia-a-dia.

Esta parte do vegetal é rica em fibras, antioxidantes e vitamina C. Dessa maneira, usar a casca nas receitas não apenas resulta em melhor aproveitamento e economia, mas também é super saudável!

Pare de jogar fora as cascas da Abóbora aqui estão 7 maneiras de usá-las

Pare de jogar fora as cascas da Abóbora aqui estão 7 maneiras de usá-las

Além disso, para quem deseja um estilo de vida mais sustentável, ou ama cultivar suas próprias plantas, a casca da abóbora pode ser ainda mais útil, como veremos.

7 maneiras de usar as cascas da abóbora

1 – Chips de Casca de Abóbora

Uma das maneiras mais simples de usar a casca de abóbora é preparando chips. É fácil, rápido e pode ser um petisco saudável e muito saboroso para qualquer momento.

Tudo o que você precisa fazer é lavar bem a casca da abóbora, cortá-la em fatias finas e temperá-las com sal, pimenta e outras ervas de sua preferência. Depois, leve ao forno preaquecido a 180 graus por cerca de 20 minutos ou até que fiquem crocantes.

Sirva como tira gosto, junto da comida ou como uma entrada, acompanhados de molhos e patê.

2 – Sopa de Casca de Abóbora: uma das maneiras mais saborosas de usar as cascas da abóbora!

Experimente usar a casca da abóbora para fazer uma sopa saborosa e rica em nutrientes e se surpreenda com o resultado!

Corte a casca em pedaços pequenos e refogue com cebola e alho em uma panela até que fique macia. Adicione água ou caldo de legumes e cozinhe até que a casca fique totalmente macia. Bata tudo no liquidificador até obter um creme suave e acrescente temperos a gosto.

3 – Salteado de Casca de Abóbora

O salteado é uma maneira fácil e rápida de cozinhar a casca de abóbora, ao invés de jogá-la fora.

Para isto, primeiramente corte-a em pedaços pequenos e refogue em uma panela com azeite de oliva, alho, cebola e outros legumes de sua preferência. Em seguida, tempere com sal e pimenta a gosto e cozinhe até que a casca fique bem macia.

4 – Conserva de Casca de Abóbora

Uma conserva de casca de abóbora pode ser uma ótima adição a saladas ou sanduíches.

Para fazer a conserva, misture vinagre de maçã, açúcar, sal e outros temperos de sua escolha em uma panela e deixe ferver. Adicione a casca da abóbora e cozinhe por cerca de 10 minutos. Transfira para um pote de vidro e deixe esfriar antes de servir e guardar.

5 – Doce de Casca de Abóbora

Outra maneira deliciosa de usar a casca de abóbora é preparando um doce. Esta é uma ótima opção para aproveitá-la no preparo de um menu completo, surpreendendo convidados e mostrando toda a versatilidade do ingrediente.

Para fazer esta sobremesa, basta cortar a casca da abóbora em cubos e cozinhá-los em uma calda de açúcar com cravo e canela até que fique macia. 

O doce de casca de abóbora é uma sobremesa tradicional em diversos lugares, com um sabor agradável e textura cremosa que encantam os paladares. 

6 – Farinha de Casca de Abóbora

A farinha de casca de abóbora pode ser usada em diversas receitas, como bolos, pães e biscoitos. 

Para fazer a farinha, basta lavar bem a casca da abóbora e deixá-la secar completamente. Depois, bata no liquidificador ou processador de alimentos até que fique na consistência desejada, seja esta mais fina ou mais encaroçada. Tempere com sal e pimenta a gosto se achar necessário.

Este método de aproveitar a casca garante muita liberdade, pois pode ser facilmente armazenado, e garante incrível absorção dos nutrientes presentes, sendo assim super saudável.

7 – A compostagem é uma das melhores maneiras de usar as cascas da abóbora

Por fim, mas não menos importante, a casca de abóbora também pode ser utilizada na compostagem.

A compostagem é um processo que transforma resíduos orgânicos em adubo para jardins e hortas. Isto, além de reduzir a quantidade de lixo que é enviado para aterros sanitários, ainda é uma forma natural de cuidar das suas plantas.

Para fazer compostagem em casa, você precisa de um recipiente para armazenar os resíduos orgânicos. Existem vários tipos de recipientes disponíveis no mercado, mas você também pode fazer o seu próprio usando um balde com tampa, por exemplo.

Então, siga os passos abaixo:

  1. Escolha um local arejado, com sombra e protegido da chuva;
  2. Adicione os resíduos orgânicos no recipiente, incluindo as cascas de abóbora, de frutas e legumes, restos de comida, borra de café, folhas secas, entre outros. Evite adicionar resíduos de origem animal, como carne e laticínios;
  3. Misture os resíduos com uma pá ou garfo, para garantir que estejam bem misturados e arejados;
  4. Regue os resíduos com água, mas apenas o suficiente para umedecê-los;
  5. Cubra o recipiente com a tampa, para manter os resíduos úmidos e protegidos da chuva;
  6. Vire os resíduos com uma pá ou garfo a cada 2 ou 3 dias, para garantir que estejam bem misturados e arejados;
  7. Aguarde algumas semanas. Os resíduos começarão a se decompor e, quando pronto, formará um composto escuro e rico em nutrientes.
Adson Leonardo
Escrito por

Adson Leonardo

Redator desde 2018, sou um apaixonado por histórias e ciência. Busco conhecer de tudo um pouco, tanto para ajudar na minha escrita profissional quanto na pessoal. Amo jogos de intepretação (RPG) e de videogame, pois são mídias incríveis que conectam pessoas e nos permitem expandir nossa imaginação.

0

Aguarde, procurando sua resposta