Posso usar o Cartão Virtual na maquininha? Descubra aqui!

Saiba se é possível usar o cartão virtual na maquininha, quais instituições permitem e os benefícios de usar o cartão virtual na maquininha.

Tem se tornado crescente no Brasil a adesão ao pagamento com a tecnologia NFC (Near Field Communication), que permite o pagamento por aproximação. Em meio a isso, muitos consumidores estão curiosos sobre ser possível ou não usar o cartão virtual na maquininha.

Afinal de contas, a tecnologia NFC trouxe muita praticidade para os cidadãos de modo geral.

Publicidade

Publicidade

Nesta matéria do NoDetalhe, você fica sabendo se é possível usar o cartão virtual na maquininha, quais instituições permitem que o cartão virtual seja usado em compras físicas e quais os benefícios de usar o cartão virtual na maquininha. Continue lendo!

É possível usar o Cartão Virtual na maquininha?

Posso usar o Cartão Virtual na maquininha? Descubra aqui!
Saiba se é possível usar o cartão virtual na maquininha, quais instituições permitem e os benefícios de usar o cartão virtual na maquininha. (Imagem: Pexels/Divulgação)

Uma alternativa que tem chamado bastante atenção dos consumidores é o cartão virtual. Isso porque, em meio a uma realidade em que golpes financeiros se tornam cada vez mais frequentes, o cartão virtual tem sido de grande diferencial, com os dados sendo alterados de forma frequente, diminuindo a ocorrência de clonagem de cartão de crédito e débito.

Em meio a esse cenário, uma dúvida que se tornou comum entre muitos consumidores é se é possível usar o cartão virtual também para fazer compras físicas, além das compras em lojas online. A resposta para essa pergunta é sim.

Publicidade

Publicidade

Assim como no caso das compras online, essa opção é até mais segura, uma vez que as chances de haver roubo de dados são menores.

O grande problema envolvendo o uso do cartão virtual para pagamentos físicos é que essa funcionalidade não é oferecida por muitos bancos e fintechs. O recurso ainda é bastante limitado.

Mesmo estando presente em instituições específicas, ainda é uma boa opção para os consumidores que tenham celular com a tecnologia NFC, que é requisito para transações físicas com o cartão virtual.

Quais instituições permitem pagar compras físicas com cartão virtual?

Até o momento, apenas duas instituições financeiras liberaram o uso do cartão virtual para pagar compras realizadas de forma presencial. No caso, a primeira instituição é o Nubank e a segunda é o Banco Itaú.

Em ambos os casos, é interessante saber que os valores pagos com o cartão virtual entram na mesma fatura do cartão físico. Isso vale tanto para as compras que forem feitas presencialmente quanto para aquelas que forem realizadas em lojas virtuais. A conta vem na fatura mensal, dando mais tranquilidade ao consumidor.

Se você é cliente da fintech ou do banco tradicional, tem a possibilidade de fazer compras físicas utilizando o cartão virtual, o que tem muitas vantagens.

Quais os benefícios de usar o cartão virtual na maquininha?

Publicidade

Publicidade

Optar por usar o cartão virtual ao invés de utilizar o cartão físico tem ótimos benefícios para o consumidor. Isso porque o cartão virtual dá mais proteção e segurança ao usuário. Afinal de contas, as chances de que o cartão seja clonado são menores.

Isso porque, nas configurações do aplicativo do banco ou da instituição financeira, é possível ativar a função de geração automática de informações referentes ao cartão virtual. Com os dados sendo alterados de maneira frequente, há pouca probabilidade de haver aplicação de fraudes e golpes envolvendo aquele cartão.

Dessa forma, o usuário pode ficar mais tranquilo, sem ter que se preocupar com o risco de ser vítima de crimes envolvendo roubo de informações.

Além do mais, ao usar o cartão virtual na maquininha, o cidadão não precisa sair de casa com o cartão físico, o que por si só já é uma grande vantagem. Inclusive, para quem costuma esquecer a carteira em casa, essa alternativa tem tudo para ser uma grande ajuda.

Publicidade

Sendo assim, se você tem a possibilidade de usar o cartão virtual na maquininha, pode ser uma boa hora para começar a considerar usar.

Publicidade

Veja também: Auxílio Brasil: você pode perder direito ao benefício caso não atualize seu cadastro

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR. Fã de café à meia noite e amante de fotografia de paisagens naturais.
Linkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário