Preço do LEITE VAI BAIXAR? Veja o que dizem os especialistas

Após ficar 80% mais caro em 2022, será que preço do leite vai baixar nos próximos meses. Veja o que dizem os especialistas.


O preço do leite em 2022 acabou se tornando um dos principais vilões da inflação para as famílias brasileiras, mas especialistas acreditam que o preço vai baixar nos próximos meses.

Com uma alta acumulada de quase 80% neste ano, o preço do leite subiu 25% no varejo só em julho, mas números registrados em agosto indicam que o cenário deve começar a mudar.

Quando o preço do leite vai começar a baixar?

Segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), a cotação média do litro de leite no atacado de São Paulo caiu cerca de 17% na primeira metade de agosto.

Mas o economista-chefe da Associação Paulista de Supermercados (Apas), Diego Pereira, aposta que o recuo de preços deve chegar para consumidor em meados de outubro.

Para o pesquisador em economia da Embrapa, Samuel José de Magalhães Oliveira, o pior momento de alta de preços já passou. Porém, apesar de acreditar que o valor vai baixar nos próximos meses, Oliveira aponta que o preço médio do leite não deve voltar ao que era antes da pandemia.

Por que o leite está tão caro?

Em julho, o litro do leite chegou a custar entre R$ 7 e R$ 10 em mercados do país. Com isso, além de assustar muitos consumidores, o produto contribuiu para que as famílias mais pobres não sentissem tanto o efeito da recente queda na inflação.

Em São Paulo, por exemplo, o leite foi um dos principais responsáveis por fazer o preço da cesta básica ficar acima do salário mínimo.

Segundo o pesquisador da Embrapa, foram diversos os fatores que levaram à disparada no preço do leite. Entre eles estão a forte seca que afetou a última safra, os choques de preços dos grãos usados para alimentar o gado, a pandemia e a guerra entre Rússia e Ucrânia, dois grandes produtores de grãos.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.