Quais os tipos de bolsa do Prouni 2022? Quem pode concorrer
Conheça os tipos de bolsas disponíveis no Prouni 2022 e quais os critérios de renda para se candidatar em cada uma das categorias.
As inscrições para o Prouni do primeiro semestre de 2022 começam no próximo dia 22 de fevereiro, e os candidatos poderão concorrer a dois tipos de bolsa diferentes: integrais e parciais.
O programa é um dos principais meios de acesso ao ensino superior no Brasil, e neste ano oferecerá 273 mil bolsas em mais de 1 mil instituições de ensino. Além disso, vagas deste primeiro semestre já estão abertas para consulta.
A seguir, você confere como funcionam os dois tipos de bolsa do Prouni e os critérios para disputar cada uma delas.
Os tipos de bolsa do Prouni
Bolsa Integral do Prouni
Ganhar uma bolsa integral do Prouni é o sonho de muitos estudantes brasileiros, pois elas cobrem 100% do valor da mensalidade em instituições particulares de ensino superior. Ou seja, o estudante pode se graduar em uma instituição privada sem pagar 1 centavo de mensalidade.
Mas como este tipo de bolsa é voltado a estudantes que não têm condições de pagar por um curso superior, os critérios de renda são mais “rígidos”. Nesse caso, o candidato deve ter renda mensal familiar de até 1,5 salário mínimo (R$ 1.818) por pessoa para concorrer a uma bolsa integral do Prouni.
Bolsa Parcial do Prouni
Já no caso das bolsas parciais do Prouni, elas cobrem 50% do valor da mensalidade. Sendo assim, o programa banca metade do valor e o estudante fica responsável por pagar a outra metade.
Em relação aos critérios de renda para disputar uma bolsa parcial do Prouni, a renda mensal familiar não pode ser superior a 3 salários mínimos (R$ 3.636) por pessoa.
Quem pode se inscrever
Apesar de os critérios de renda serem diferentes para cada tipo de bolsa do Prouni, os requisitos para participar do programa são os mesmos. Nesse caso, o candidato deve atender a uma das seguintes condições:
- Ter feito todo o Ensino Médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
- Ser portador de deficiência;
- Ser professor da rede pública de ensino;
- Não ter diploma de ensino superior, com exceção dos professores.
Além disso, o estudante precisa ter participado da última edição do Enem, pois as notas no exame servem como critério para seleção dos candidatos.
Veja também: Inscrição Prouni 2022 – Data definida. Calendário completo e condições para inscrição