Qual a categoria para dirigir carro? Entenda os tipos de CNH

Entenda a categoria necessária para dirigir carro e muito mais em nosso artigo detalhado sobre as categorias da CNH.


Se você tem dúvidas sobre qual é a categoria da CNH necessária para dirigir carro, você veio ao lugar certo!

Neste artigo, vamos mergulhar no mundo das categorias da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e explorar cada uma em detalhes. Vamos lá?

[lwptoc]

Qual a categoria da CNH para dirigir carro?

Qual a categoria para dirigir carro Entenda os tipos de CNH
Saiba qual a categoria da CNH necessária para dirigir carro. Foto: Peter Fazekas/Canva

A resposta é simples: para dirigir um carro, você precisa da categoria B da CNH.

Mas qual a função exata desta categoria? Bem, a categoria B permite que você dirija veículos de até 8 lugares, sem contar com o motorista, e com peso máximo de 3.500 kg.

Isso inclui a maioria dos carros de passeio, SUVs e até mesmo algumas vans menores. E aqui vai uma curiosidade: com a categoria B, você também pode rebocar um trailer ou semirreboque com peso máximo de 6.000 kg. Legal, né?

Além disso, existem caminhões que você também pode dirigir com a categoria B da CNH. Sabia dessa? São os chamados VUCs (Veículos Urbanos de Carga), como o Volkswagen Delivery e o Hyundai HR.

Aqui nós já mostramos 7 tipos de veículos que é possível dirigir com a categoria B, aproveite para conferir!

Pra que servem as outras categorias da CNH?

Agora que você já sabe qual a categoria para dirigir carro, que tal entendermos as outras categorias da CNH? Cada uma delas permite que você dirija um tipo diferente de veículo. Vamos explorá-las uma a uma.

Categoria A

A categoria A é para aqueles que preferem duas rodas ao invés de quatro. Ou seja, com ela você pode dirigir motocicletas, ciclomotores, motonetas e triciclos.

Então, se você sonha em sentir o vento no rosto enquanto percorre a cidade, a categoria A é a sua escolha! Veja mais detalhes sobre os 4 tipos de veículos você pode dirigir com a categoria A.

Mas e a categoria ACC, pra que serve?

A categoria ACC é um pouco menos conhecida, mas não menos importante. Ela permite que você dirija apenas ciclomotores, que são veículos de duas ou três rodas com até 50cc.

Então, se você está pensando em adquirir uma “cinquentinha”, essa é a categoria que você precisa! Porém, conforme já explicamos no tópico anterior, a categoria A também serve para dirigir ciclomotores.

Categoria C

A categoria C é para os motoristas de veículos de carga. Com ela, você pode dirigir veículos de transporte de carga com peso superior a 3.500 kg.

Então, se você sonha em dirigir um caminhão, a categoria C é a sua escolha! Aqui você pode ver 4 tipos de veículos que é possível dirigir com a categoria C.

Em compensação, se você quer ter o direito de transportar passageiros, ela não é suficiente.

Categoria D

A categoria D é para quem quer transportar pessoas. Além dos veículos das categorias B e C, ela permite que você dirija veículos de transporte de passageiros com mais de 8 lugares.

Então, se você quer ser motorista de ônibus, micro-ônibus ou van, a categoria D é a que você precisa! Confira os 3 tipos de veículos que é possível dirigir com a “carteira” D.

Categoria E

Por último, mas não menos importante, temos a categoria E. Ela permite que você dirija combinações de veículos, onde a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e a unidade acoplada tenha mais de 6.000 kg ou capacidade para mais de 8 lugares.

Sendo assim, se você quer dirigir carretas ou ônibus articulados, a categoria E é a sua escolha! Saiba quais são os 5 tipos de veículos que você pode dirigir com a carteira E.

Esperamos que este artigo, além de ter respondido à sua pergunta sobre a categoria para dirigir carro, tenha te ajudado a aprender um pouco mais sobre as diferentes categorias da CNH.

Lembre-se, a estrada é para todos, mas cada veículo requer uma habilitação específica. Dirija com responsabilidade!

Você também pode gostar de ler
Está com a CNH vencida? Então MUITO cuidado com esta alteração

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.