Quanto tempo demora para atualizar o Cadastro Único?

Uma das dúvidas mais comuns entre os cidadãos inscritos no Cadastro Único é quanto tempo demora para fazer atualização de dados. Descubra.


Os cidadãos que estão inscritos no Cadastro Único devem atualizar os dados cadastrais sempre que necessário.

Isso porque o CadÚnico é o sistema que o Ministério da Cidadania utiliza como base para fazer a distribuição de benefícios sociais.

A seguir, você fica sabendo quanto tempo demora para atualizar o Cadastro Único, quando é preciso fazer a atualização cadastral, como fazer e como emitir um comprovante de inscrição no CadÚnico. Confira!

Quanto tempo demora para atualizar o Cadastro Único?

Um dos requisitos para que as famílias de baixa renda tenham acesso a diferentes programas sociais oferecidos pelo Governo Federal é o CadÚnico.

As famílias que atendem aos critérios de benefícios como o Auxílio Brasil, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Auxílio Gás dos Brasileiros, Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros, e tenham a intenção de solicitá-los devem estar inscritas no sistema do Cadastro Único.

Mais do que isso, é preciso se atentar à atualização cadastral a cada 24 meses, obrigatoriamente. Ao atualizar os dados cadastrais do Cadastro Único, as famílias mantêm o direito sobre os programas de que participam e também a entrar em novos programas.

Depois que a família atualiza os dados, deve aguardar um prazo de até 45 dias para análise das informações.

Caso o sistema indique falta de atualização dos dados cadastrais, a família poderá ter os benefícios que recebe suspensos. Depois de serem suspensos, esses benefícios podem acabar sendo até mesmo bloqueados.

Quando é necessário fazer atualização cadastral?

Os cidadãos que estão inscritos no Cadastro Único devem prosseguir com a atualização de dados sempre que houver mudanças na família. Algumas das situações que requerem atualização de dados são as seguintes:

  • nascimento ou morte de alguém na família;
  • saída de um integrante para outra casa;
  • mudança de endereço da família;
  • entrada das crianças na escola ou transferência de escola;
  • aumento ou diminuição da renda, entre outros.

Além de levar essas eventualidades em consideração, a família deve se atentar ao aplicativo, pois na plataforma é possível visualizar se houve convocação para realizar a Averiguação Cadastral ou Revisão Cadastral do CadÚnico.

O governo também envia mensagens no extrato de pagamento do benefício e pelo aplicativo do programa, caso haja necessidade de atualização de dados cadastrais. Quem faz parte do programa de desconto na conta de luz recebe comunicado sobre a atualização na conta de energia elétrica.

A cobrança pela atualização de dados se deve ao fato de que todos os meses o Ministério da Cidadania realiza uma averiguação cadastral para verificar se as famílias participantes do programa continuam seguindo os critérios necessários para ter direito ao Auxílio Brasil, entre outros benefícios que se baseiam no sistema.

Vale comentar que o poder público, por meio do governo federal ou municipal, também pode convocar as famílias, por meio de cartas, extratos ou telefonemas, a fazer a atualização.

Como atualizar dados do CadÚnico?

Para solicitar que os dados sejam atualizados no sistema do CadÚnico, é necessário que o representante familiar compareça à unidade CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) mais próxima de sua residência, portando a seguinte documentação de cada integrante da família:

  • CPF, de preferência; ou
  • Certidão de Nascimento; ou
  • Certidão de Casamento; ou
  • Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI) – para indígenas que possuem apenas esse documento; ou
  • Carteira de Identidade – Registro Geral de Identificação (RG);
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social; ou
  • Título de Eleitor.

O representante familiar também deve ter em mãos o próprio CPF, de preferência, ou Título de Eleitor.

Em caso de famílias indígenas e quilombolas, não é necessário portar um destes documentos. Isso porque estão dispensadas desta obrigatoriedade, tendo a possibilidade de apresentar qualquer outro documento.

Como emitir o comprovante de inscrição no CadÚnico?

A família que tenha a intenção de emitir um comprovante de inscrição no CadÚnico pode fazê-lo de três maneiras. Confira a seguir.

  • Pela internet, através do site do Cadastro Único;
  • Pelo aplicativo, disponível para download para Android e iOS;
  • De forma presencial, nos postos de atendimento do Cadastro Único no município.

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Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.