Resultado do Enem 2021: MEC anuncia data da divulgação dos resultados

Data de divulgação do resultado do Enem 2021 já foi definida pelo Ministério da Educação, e participantes terão que aguardar até 2022.

Os participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021 já têm data definida para consultar o resultado do exame. De acordo com o Ministério da Educação, a divulgação do resultado acontecerá no dia 11 de fevereiro.

Enquanto a espera pelo resultado terá aguardar até o ano que vem, os gabaritos oficiais do Enem 2021 já serão divulgados amanhã (1º/12). Os pedidos de reaplicação do exame ficam disponíveis até sexta-feira (3).

Publicidade

Publicidade

Em meio a crises no Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) após denúncias de assédio moral e tentativa de interferência por parte do governo para mudar questões, o Enem deste ano teve o menor número de participantes desde 2004, quando o exame sequer era usado como acesso ao ensino superior.

resultado enem 2021
Divulgação do resultado do Enem 2021 está marcada para 11 de fevereiro. Foto: Ana Carolina Moreno/g1

Ao todo, somente 2,17 milhões de estudantes participaram dos dois dias de provas.  A taxa de abstenção foi de 29,9%, o que indica que quase um em cada três inscritos faltaram ao exame.

De acordo com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, o exame foi um sucesso. Apesar das denúncias de tentativas do governo de “politizar” as provas e do fato da edição de 2021 ter sido a menor desde que o Enem começou a dar acesso ao ensino superior, 

Publicidade

Publicidade

Veja também: Cálculo da Média do Enem – Entenda como Funciona

Professores afirmam que provas do Enem 2021 estavam desatualizadas

Um dos problemas apontados por professores em relação à edição de 2021 do Enem foi a falta de perguntas com temas atuais. A prova ignorou temas como pandemia e a vacinação contra a covid-19. Segundo os professores, esta escassez do Banco Nacional de Itens (BNI) tornou a prova mais “conteudista”.

De acordo com o presidente do Inep, Danilo Dupas, o banco de itens, que conta com um “acervo” de questões para formar o Enem, já está em recomposição.

Por fim, o Enem 2021 ainda continua em janeiro de 2022, nos dias 9 e 16, quando acontecem a reaplicação das provas. Sendo assim, alguns casos que impediram a aplicação na data certa e pessoas privadas de liberdade poderão realizar o exame.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário