Revisão no Auxílio Brasil coloca em risco benefícios de milhares de famílias. Veja se você pode perder

revisão auxílio brasil
Conheça os tipos de revisão que podem causar bloqueio ou suspensão do Auxílio Brasil. Foto: Divulgação

Diferentes tipos de revisão cadastral podem fazer com que famílias incluídas no Auxílio Brasil tenham o pagamento suspenso ou percam o direito ao benefício.

Segundo as regras do programa criado para substituir o Bolsa Família, os beneficiários podem passar por três tipos de avaliações. São elas: averiguação cadastral, revisão cadastral e revisão de elegibilidade.

Publicidade

Publicidade

Entenda a seguir como funciona cada uma das três avaliação que podem levar à suspensão ou cancelamento do benefício para famílias que recebem ou ainda começarão a receber o Auxílio Brasil.

revisão auxílio brasil
Conheça os tipos de revisão que podem causar bloqueio ou suspensão do Auxílio Brasil. Foto: Divulgação

Veja também: Confira aqui as regras para inclusão e exclusão de famílias no CadÚnico e no Auxílio Brasil

Revisão Cadastral do Auxílio Brasil

As revisões cadastrais serão voltadas para famílias que estejam há mais de dois anos sem atualizar o CadÚnico. Caso o beneficiário não faça a revisão no prazo estipulado, o Ministério da Cidadania poderá bloquear e, posteriormente, suspender o benefício.

Publicidade

Publicidade

Entretanto, famílias convocadas para a averiguação cadastral não entrarão na lista para revisão cadastral.

Para saber se estão na lista de revisão, os beneficiários poderão conferir mensagens nos comprovantes de pagamento ou ir até os postos de atendimento do Cadastro Único.

Averiguação Cadastral

Segundo as regras do Auxílio Brasil, devem passar por este tipo de revisão famílias que tenham informações inconsistentes em relação ao que consta no CadÚnico. Ou seja, informações que não batem com o cadastro.

Assim como no caso das revisões cadastrais, será possível checar sobre convocações para averiguação cadastral nos comprovantes ou postos do CadÚnico das prefeituras.

Se uma família convocada não se apresentar ao município dentro do prazo, ela pode sofrer a pena de bloqueio ou cancelamento imediato do benefício.

Revisão de elegibilidade

Nesse caso, o governo irá verificar as informações dos beneficiários para manter ou não o pagamento do benefício.

Publicidade

Publicidade

Este procedimento será feito a partir da verificação mensal das informações do CadÚncio, como composição familiar e renda, ou após a identificação de inconsistência nos dados. Falando nisso, aqui nós já mostramos erros comuns no cadastro que podem impedir recebimento do Auxílio Brasil.

No entanto, é importante deixar claro que quem tiver o pagamento do Auxílio Brasil suspenso ou cancelado pode entrar com recurso. Para isso, é preciso entrar em contato com o coordenador municipal do programa em até 30 dias após a primeira tentativa de saque sem sucesso.

Felipe MatozoJornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
Veja mais ›
Fechar