Saque do FGTS: mesmo com saldo, seu saque pode ser barrado por este motivo

Mesmo que o trabalhador tenha saldo em sua conta do FGTS, existe uma situação que pode fazer o saque extraordinário ser barrado.

O saque extraordinário foi liberado ontem (18/05) para trabalhadores nascidos em junho, chegando assim à metade do seu calendário de pagamentos. O saque fica disponível para qualquer pessoa com conta vinculada do FGTS, mas além da falta de saldo, existe outro motivo que pode fazer o dinheiro ser “barrado”.

A seguir, veja qual é a situação que pode impedir o depósito automático do saque de até R$ 1.000 do FGTS, e o que fazer nesse caso.

Publicidade

Publicidade

O que pode fazer o saque do FGTS ser barrado?

Em 2020, durante os primeiros meses da pandemia de covid-19, os brasileiros tiveram direito a um saque emergencial do FGTS. Quem não retirou o dinheiro que tinha direito, pode ter o pagamento do saque extraordinário bloqueado.

Nesse caso, o trabalhador ainda pode aproveitar o benefício, mas terá que fazer uma solicitação para isso.

Saque do FGTS: mesmo com saldo, seu saque pode ser barrado por este motivo
Ter deixado de usar o saque emergencial do FGTS em 2020 pode fazer o benefício deste ano ser barrado. Foto: Fábio Rossi/Agência O Globo

O que fazer se o saque não for liberado automaticamente?

Caso o trabalhador acesse o aplicativo Caixa Tem na data de pagamento referente ao seu mês de aniversário ou consulte o benefício no site ou app do FGTS e descubra que o dinheiro não foi disponibilizado de forma automática, é preciso fazer o seguinte:

Publicidade

Publicidade

  • Baixe e acesse o aplicativo FGTS;
  • Em seguida, clique na opção “Saque Extraordinário”;
  • Depois disso, é necessário confirmar ou complementar os dados cadastrais;
  • Por fim, basta clicar em “Solicitar Saque” para a liberação do dinheiro;

No entanto, caso o motivo para o saque não ter sido liberado seja falta de saldo na conta do FGTS, não há o que fazer.

Além da solicitação do saque, o App FGTS também permite consultar a data de pagamento e o valor disponível para retirada. Por meio do aplicativo, também é possível fazer alterações no cadastro para a criação de Conta Poupança Social Digital (Caixa Tem), por meio da qual a Caixa deposita o dinheiro.

Como consultar e sacar o benefício?

Além do App FGTS, também é possível consultar a disponibilidade e o valor do saque extraordinário por meio do site do FGTS.

Enquanto isso, o dinheiro do saque é depositado pela Caixa apenas em contas do Caixa Tem. Para os contribuintes que não têm conta no aplicativo, o banco abrirá uma automaticamente.

Mas após o depósito o trabalhador pode transferir o valor para uma conta de sua titularidade. Nesse caso, descubra como criar uma chave Pix no Caixa Tem para facilitar o procedimento.

Jornalista, ator profissional licenciado pelo SATED/PR e ex-repórter do Jornal O Repórter. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.
FacebookLinkedinTwitterYoutube

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário