Sistema de administração de benefício por incapacidade: acesso ao resultado de sua perícia do INSS

Saiba como ver o resultado de sua perícia do INSS do sistema de administração de benefício por incapacidade, confira tudo aqui No Detalhe.

Ninguém está livre de ficar doente, de se machucar ou até de sofrer um acidente. Essas coisas podem acontecer com qualquer um. O problema é que, além de ser um risco à vida, essas situações também podem deixar o trabalhador incapacitado de exercer seu ofício, ou de procurar emprego, no caso de desempregados.

É para essas situações que existe o benefício por incapacidade ou auxílio-doença.

Publicidade

Publicidade

Concedido pelo INSS, esse recurso pode contemplar qualquer pessoa que tenha contribuído por pelo menos 12 meses e ter sua situação avaliada por um médico perito do próprio INSS. Se você já fez sua perícia e ainda não consultou o resultado, confira neste texto como fazer isso.

Como funciona o benefício por incapacidade do INSS?

Esse auxílio é uma garantia previdenciária concedida ao trabalhador que se encontra total ou parcialmente incapacitado de exercer atividades profissionais.

Mas atenção, o beneficiário só está apto a tentar o benefício caso sua doença ou problema físico o impeça de trabalhar por, no mínimo, 15 dias seguidos.

Publicidade

Publicidade

Como funciona o benefício por incapacidade do INSS (2)
Fonte/Reprodução: original

Caso seja o seu caso, você deve agendar uma perícia com o médico do INSS. É ele que, após avaliar sua situação, determinará se o benefício deve ou não ser concedido. Na ocasião da perícia, é recomendado que o segurado leve, além de seus documentos, laudos, exames e receitas médicas que ajudem a comprovar sua situação.

Para agendar a perícia é necessário acessar a página do INSS ou o aplicativo do mesmo, o “Meu INSS”. Procure pela opção “Agendar Perícia”. Também é possível fazer isso por meio do telefone 135 da Previdência Social.

Após a perícia médica, quando sai o resultado?

O resultado estará disponível às 21h após realizada a perícia com o médico do INSS. Para consultar se seu pedido foi deferido ou não, você deve acessar o site do Sistema de Administração de Benefício por Incapacidade, disponível neste link.

Sistema de administração de benefício por incapacidade: quais dados necessários para consultar o resultado da perícia?

Na página Administração de Benefício por Incapacidade, você deve preencher os campos com suas informações (cuidado para não errar). Você precisará ter em mãos o número do Benefício ou Requerimento.

Além disso, também precisa informar a data de nascimento, seu nome completo e o seu CPF.

Quais outros meios para saber o resultado da perícia?

Caso tenha dificuldades em acessar o resultado pelo site, você pode optar pelo telefone 135 ou, ainda, pelo atendimento presencial na agência do INSS mais perto de você.

O que fazer quando o resultado da perícia do INSS for indeferido?

Publicidade

Publicidade

Caso seu pedido de auxílio seja negado, você pode entrar com um recurso junto ao INSS ou até tentar pela via judicial.

Caso opte pela segunda opção, você pode entrar com o pedido no setor de atermação em um Juizado Especial.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
FacebookLinkedinTwitter

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário