Uber fecha parceria com Getupside e vai fazer promoção para motoristas e entregadores

A Uber Technologies fechou uma parceria vantajosa para motoristas nos Estados Unidos. A empresa que criou o aplicativo de mobilidade urbana se uniu à Get Upside, uma startup de tecnologia em varejo.

Com isso, os colaboradores da Uber dos EUA vão receber reembolsos e descontos em postos de gasolina e lojas de conveniência.

Publicidade

Publicidade

A parceria, que começou no início deste mês, vai fazer com que os motoristas da Uber recebam promoções especiais no aplicativo da Get Upside.

A Uber resolveu fazer isso como um incentivo para que os motoristas norte americanos voltem a trabalhar na plataforma. Com a pandemia de covid-19, muitos deles se afastaram desse trabalho.

Agora, a empresa espera que a retomada aconteça, tanto no setor de passageiros, quanto no de entregas.

Publicidade

Publicidade

Dificuldades enfrentadas pela Uber

Uber fecha parceria com startup de tecnologia nos EUA
Uber passa por dificuldades em 2021, por conta da pandemia. Como forma de atrair mais motoristas para o app, a empresa está investindo em incentivos. (Imagem: Uber / Divulgação)

Mesmo com a retomada dos serviços da Uber, a empresa ainda enfrenta dificuldades no segundo trimestre de 2021. O rombo foi equivalente a US$ 509 milhões antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda). Esse valor é US$ 150 milhões maior em relação ao primeiro trimestre deste ano.

Os analistas esperavam uma perda menor Ebitda, em cerca de US$ 324,5 milhões, de acordo com Refinitiv.

O principal motivo para esse prejuízo foi o investimento em ações de incentivo para que motoristas trabalhassem no aplicativo. Essas medidas fizessem com que a Uber gastasse US$ 250 milhões.

A circulação da variante delta da covid-19, de origem indiana, também acarretou EM danos financeiros para a empresa.

Apesar disso, desde o mês de julho, os motoristas e a realização de entregas começaram a retornar aos padrões regulares.

Os motoristas ativos mensais e os entregadores de comida aumentaram em 50%, ou quase 420 mil de fevereiro a julho, de acordo com a empresa.

Publicidade

Publicidade

Nos Estados Unidos, a Uber está obrigando que os colaboradores que trabalham nas sedes da empresa se vacinem contra a covid-19. Ela seguiu os passos de outras grandes companhias, como Google, Facebook e Twitter.

Novidades da Uber no Brasil

Em agosto, a empresa lançou em Salvador os serviços de Uber Moto. Agora, ele está sendo feito em dez cidades brasileiras, como Manaus, Rio Branco e Campina Grande.

Nas viagens de moto, os valores são mais baixos do que os que são cobrados com a tarifa UberX.

As viagens de moto já fazem parte da rotina de muitos brasileiros, então, para que sejamos realmente o app que faz parte do dia a dia das pessoas, era importante que também tivéssemos essa opção”, afirma Silvia Penna, gerente de operações da Uber.

Os motociclistas que já estão cadastrados no aplicativo para fazer entregas da UberEats podem escolher fazer viagens com passageiros quando a demanda estiver baixa.

Publicidade

Como a pandemia ainda é uma realidade no Brasil, a Uber contratou o médico Alexandre Naime Barbosa, que é chefe do Departamento de Infectologia da Unesp e consultor para Covid-19 da Sociedade Brasileira de Infectologia e da Associação Médica Brasileira.

Publicidade

Barbosa validou um protocolo de prevenção ao coronavírus específico para o Uber Moto.

A Covid-19 é uma doença com alta taxa de transmissibilidade, então elaboramos recomendações com o objetivo de reduzir substancialmente a chance de infecção entre pessoas que usam o serviço”, diz o especialista.

Entre as recomendações propostas por ele estão:

  1. Fazer a limpeza de mãos e superfícies da moto com álcool em gel;
  2. Orientar os passageiros para que levem seus próprios capacetes Em todo o caso, serão usados capacetes extras higienizados com produtos específicos e usados com toucas higiênicas. Esses materiais podem ser fornecidos pelos condutores, que posteriormente, têm o valor reembolsado pela Uber;
  3. Entregadores parceiros do Uber Eats e condutores do Uber Moto recebem materiais sobre educação no trânsito;
  4. Os motociclistas vinculados ao app têm fotos cadastradas com o uso de máscaras, para facilitar a identificação dos passageiros;
    Usar máscaras durante o percurso.

A Uber está no Brasil há sete anos. De 2014 a 2020, empresa já repassou R$ 68,4 bilhões aos motoristas e entregadores parceiros.

Publicidade

Publicidade

Fontes: CNN e Reuters. 

Marina Darie
Formada em Jornalismo pela PUCPR. Atualmente está cursando Pós Graduação em Questão Social e Direitos Humanos na mesma instituição de ensino. Tem paixão por informar as pessoas e acredita que a comunicação é uma ferramenta que pode mudar o mundo!
FacebookLinkedin

Participe dos nossos grupos

WhatsappWhatsApp

Entre no Grupo e receba as notícias do dia

TelegramTelegram

Entre no Canal e receba as notícias do dia

FacebookFacebook

Curta nossa Página e receba as notícias do dia

Deixe seu comentário