UFSCar 2021: curso de pedagogia EAD com 150 vagas abertas. Confira!

ufscar 2021 pedagogia ead

A UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) abriu processo seletivo para preencher 150 vagas de seu curso de pedagogia EAD (Ensino a Distância).

Tais vagas são distribuídas em sete polos presenciais que estão no interior de São Paulo: Araraquara, Bragança Paulista, Franca, Itapevi, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Votorantim.

Publicidade

Publicidade

Das 150 vagas, metade tem como foco candidatos que cursaram o ensino médio na rede pública de ensino, como medida de inclusão.

Além disso, o processo seletivo também reserva vagas para pessoas que se autodeclarem pretas, pardas, indígenas, tenham deficiência física ou comprovem renda de até 1,5 salário mínimo vigente.

Quer tentar uma das vagas do curso de pedagogia EAD da UFSCar, que é uma das universidades públicas mais conceituadas do país? Então, continue a leitura e saiba como se inscrever no processo seletivo!

Publicidade

Publicidade

ufscar 2021 pedagogia ead

Requisitos para a seleção

De acordo com o edital publicado pela UFSCar, somente candidatos específicos podem participar do processo seletivo para o curso de formação superior em pedagogia EAD. Veja se seu perfil atende os requisitos:

  • Ser formado no ensino médio;
  • Ter feito pelo menos uma das edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) nos últimos cinco anos (de 2019 a 2015).

Como se inscrever na seleção para pedagogia EAD UFSCar 2021

A inscrição para o processo seletivo do curso de pedagogia EAD UFSCar 2021 é exclusivamente online, de 5 a 15 de março. Logo abaixo apresentamos um passo a passo com orientações para se inscrever:

  1. Acesse a ficha de inscrição UFSCar (estará disponível somente durante o período de inscrição);
  2. Informe dados pessoais;
  3. Escolha o polo presencial ao qual deseja se vincular para realização de atividades presenciais;
  4. Opte por uma vaga de ampla concorrência, reserva para egressos do ensino público ou cotas;
  5. Finalize a inscrição;
  6. Emita a GRU (Guia de Recolhimento da União) da taxa de inscrição.

A inscrição no processo seletivo é paga e a taxa é de R$ 85. A data de vencimento do boleto é em 15 de março. Procure efetuar o pagamento até o prazo para não perder a oportunidade de participação na seleção.

Documentos para inscrição

Durante a inscrição, o candidato ao curso de pedagogia EAD UFSCar deve preencher o cadastro e anexar documentos específicos. Abaixo, apresentamos quais são eles:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de pagamento da inscrição, exceto se for candidato isento;
  • Boletim de resultado do Enem inerente à edição de sua escolha, desde que seja entre 2019 a 2015.

O envio dos documentos deve ser em formato PDF, exclusivamente. Se não encaminhar a documentação, a inscrição é automaticamente cancelada.

Como é o processo seletivo?

O processo seletivo para o curso de pedagogia EAD UFSCar é composto por fase única, que utiliza a nota da redação do Enem do candidato. Esta fase é eliminatória e classificatória.

Publicidade

Publicidade

Se aprovado, durante o período de matrícula o aluno deve apresentar documentação que comprove tudo o que citou na ficha de inscrição. Caso não o faça, é automaticamente eliminado.

Resultado da seleção para pedagogia EAD UFSCar 2021

O resultado da seleção será divulgado no site da UFSCar no dia 2 de abril, a partir das 18 horas. Nesta etapa, o candidato aprovado conseguirá acessar o requerimento virtual de matrícula, que possibilitará realizar uma pré-matrícula.

Então, a partir de 6 de abril deverá encaminhar a documentação para efetivação da matrícula. São feitas até três chamadas para preenchimento total da quantidade de vagas. Verifique o cronograma e principais datas no edital do processo seletivo.

Documentação para pré-matrícula UFSCar

A UFSCar solicita uma documentação específica para os candidatos aprovados no curso de pedagogia EAD. Veja, a seguir, o que precisa encaminhar à instituição de ensino superior:

  • Certificado de conclusão do ensino médio;
  • Histórico escolar do ensino médio;
  • RG e CPF – frente e verso;
  • Se candidato do sexo masculino, comprovante de que está em dia com o serviço militar;
  • Certidão de quitação eleitoral;
  • Comprovante de endereço atualizado;
  • Comprovantes de renda e/ou deficiência física (laudo médico), se for o caso.
Publicidade

Se não apresentar qualquer um desses documentos, a matrícula é automaticamente indeferida e a vaga é liberada para o próximo candidato da lista de aprovados.

Publicidade

Flavio CarvalhoGestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.
Veja mais ›
Fechar