16,22% dos brasileiros estão totalmente vacinados contra covid-19
Mais de 34,3 milhões de brasileiros já foram vacinados com as duas doses ou dose única contra a Covid-19, segundo o consórcio de veículos de imprensa. O número representa 16,22% da população totalmente imunizada até o momento.
O levantamento considera os dados informados pelas secretarias estaduais de saúde, e foi atualizado na noite de segunda-feira (19/07). No período de 24 horas desde a atualização anterior, 444.090 pessoas receberam a segunda dose, enquanto outras 67.837 tiveram acesso à dose única da Janssen.
Já no caso da primeira dose do imunizante, 90.026.281 dos brasileiros já foram vacinados, o que equivale a 42,51% da população. Em 24 horas, o SUS vacinou 1.083.286 pessoas com a dose inicial das vacinas CoronaVac, Oxford/AstraZeneca e Pfizer/BioNTech.
Também na segunda-feira, São Paulo se tornou o primeiro estado a ter mais de 50% da população imunizada com a primeira dose. Até o momento, 23,4 milhões de pessoas foram parcialmente vacinadas no estado.
Entretanto, quando se trata do percentual de população totalmente vacinada, Mato Grosso do Sul segue na liderança do ranking por estados. Ao todo, 817.286 sul-mato-grossenses já receberam as duas doses ou dose única, o representa 29,09% da população.
Além disso, o estado ainda aparece como o terceiro com maior percentual de aplicação da primeira dose: 46,74%.
Veja também: Após quantos dias depois de tomar vacina da Covid-19 estou protegido?
Avanço da vacinação no Brasil
Aos poucos, a campanha de imunização contra a Covid-19 no Brasil finalmente vai atingindo número mais expressivos. No caso da primeira dose, apenas um estado ainda não atingiu a marca de 30% da população vacinada, o Amapá (28,28%).
Depois do Amapá, os outros dois estados com menor percentual de pessoas protegidas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 também são da região Norte. No levantamento mais recente do consórcio dos veículos de imprensa, Roraima (30,73%) e Pará (32,49%) completam a lista de três estados que menos aplicaram a dose inicial.
Enquanto isso, na outra ponta do ranking da primeira dose, o Rio Grande do Sul completa o “pódio” de estados que, proporcionalmente, mais aplicaram a primeira dose. Com 49,22% da população parcialmente imunizada, o estado está atrás apenas de São Paulo.
Além disso, o Rio Grande do Sul também aparece na vice-liderança do ranking de estados com maior proporção de pessoas totalmente vacinadas. Quando se leva em consideração o percentual de aplicação da segunda dose ou dose única, os estados no topo da lista até aqui são os seguintes:
- Mato Grosso do Sul – 29,09%
- Rio Grande do Sul – 22,40%
- São Paulo – 18,12%
- Espírito Santo – 17,76%
- Santa Catarina – 16,30%
Por outro lado, entre os estados com menor percentual de população totalmente vacinada contra a covid-19, o Amapá aparece mais uma vez com o pior índice, apenas 10,18%. Depois do Amapá, Rondônia (11,32%) e Tocantins (11,98%) são os estados com as proporções mais baixas de pessoas imunizadas com duas doses ou dose única.
Novas doses da Pfizer chegam para aumentar o número de brasileiros vacinados
Um importante reforço para a campanha de imunização começa a chegar no país a partir desta terça-feira (20/07). Entre hoje e o dia 1º de agosto, a Pfizer irá entregar 13 milhões de doses ao Brasil, e a expectativa é que a quantidade total seja de 70 milhões nos próximos dois meses.
Os novos lotes devem ser fundamentais para as campanhas de vacinação avançarem nos estados e municípios brasileiros. Afinal, nas últimas semanas cidades como Curitiba e Belo Horizonte chegaram a suspender o cronograma de imunização por falta de doses.
Comparação com outros países da América Latina
Segundo dados da Our World in Data, o Brasil aparece em 14º lugar entre os países da América Latina com o maior percentual de população totalmente vacinada.
No gráfico atualizado em 19 de julho, que leva em conta dados divulgados até o dia 18, o país aparece atrás de nações como São Cristóvão e Neves, Antígua e Barbuda, Dominica, Barbados, El Salvador, Cuba e Guiana.
No ranking de imunização completa da América Latina, Chile (61,37%) e Uruguai (59,59%) lideram com folga e têm números bem superiores ao do Brasil.
No ranking que considera o percentual de pessoas vacinadas com pelo menos uma dose, os dois países também aparecem como principais destaques. Nesse caso, o Brasil está em quinto lugar, atrás de Uruguai (71,19%), Chile (70,74%), República Dominicana (49,32%) e Argentina (48,74%).
Fontes: G1 e Our World in Data.