Resultado do Enem 2021: MEC anuncia data da divulgação dos resultados
Data de divulgação do resultado do Enem 2021 já foi definida pelo Ministério da Educação, e participantes terão que aguardar até 2022.
Os participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021 já têm data definida para consultar o resultado do exame. De acordo com o Ministério da Educação, a divulgação do resultado acontecerá no dia 11 de fevereiro.
Enquanto a espera pelo resultado terá aguardar até o ano que vem, os gabaritos oficiais do Enem 2021 já serão divulgados amanhã (1º/12). Os pedidos de reaplicação do exame ficam disponíveis até sexta-feira (3).
Em meio a crises no Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) após denúncias de assédio moral e tentativa de interferência por parte do governo para mudar questões, o Enem deste ano teve o menor número de participantes desde 2004, quando o exame sequer era usado como acesso ao ensino superior.
Ao todo, somente 2,17 milhões de estudantes participaram dos dois dias de provas. A taxa de abstenção foi de 29,9%, o que indica que quase um em cada três inscritos faltaram ao exame.
De acordo com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, o exame foi um sucesso. Apesar das denúncias de tentativas do governo de “politizar” as provas e do fato da edição de 2021 ter sido a menor desde que o Enem começou a dar acesso ao ensino superior,
Veja também: Cálculo da Média do Enem – Entenda como Funciona
Professores afirmam que provas do Enem 2021 estavam desatualizadas
Um dos problemas apontados por professores em relação à edição de 2021 do Enem foi a falta de perguntas com temas atuais. A prova ignorou temas como pandemia e a vacinação contra a covid-19. Segundo os professores, esta escassez do Banco Nacional de Itens (BNI) tornou a prova mais “conteudista”.
De acordo com o presidente do Inep, Danilo Dupas, o banco de itens, que conta com um “acervo” de questões para formar o Enem, já está em recomposição.
Por fim, o Enem 2021 ainda continua em janeiro de 2022, nos dias 9 e 16, quando acontecem a reaplicação das provas. Sendo assim, alguns casos que impediram a aplicação na data certa e pessoas privadas de liberdade poderão realizar o exame.