IPVA 2022 PR: Calendário divulgado. Governo mantém pagamento em até 5 vezes
Calendário do IPVA 2022 PR é divulgado pela Secretaria de Estado da Fazenda. O parcelamento em até cinco vezes do imposto vai continuar.
O calendário do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA 2022 PR, foi apresentado pela Secretaria da Fazenda nesta terça-feira. Por enquanto, as alíquotas cobradas pelo Governo do Estado continuam as mesmas e podem variar de 3,5% a 1%, dependendo do veículo em questão.
Sobre o pagamento, ele poderá ser feito em até cinco parcelas, como aconteceu em 2021. A novidade é que, no ano que vem, a população vai poder pagar com o cartão de crédito – algo que nunca foi autorizado anteriormente.
Mas atenção: o cidadão não receberá o boleto em casa para efetuar o pagamento do IPVA 2022 PR. Ele deve emitir a guia no site www.fazenda.pr.gov.br/ipva. Dessa maneira, é preciso ter em mãos o número do Renavam, que consta no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), conhecido popularmente como o documento do veículo. A partir 01/01/2022 as guias já poderão ser emitidas.
Calendário de pagamentos do IPVA 2022 PR
O calendário de pagamentos do IPVA 2022 PR tem datas diferentes de acordo com os números finais da placa do veículo. A cobrança do imposto começa no dia 17 de janeiro. Entretanto, se o proprietário do veículo resolver fazer o pagamento em uma única vez, ele recebe desconto de 3% no valor total.
Veja as datas:
À vista (desconto de 3%) – FINAL DE PLACA – prazo de pagamento:
- 1 e 2 – 17/01/2022
- 3 e 4 – 18/01/2022
- 5 e 6 – 19/01/2022
- 7 e 8 – 20/01/2022
- 9 e 0 – 21/01/2022
Parcelado – FINAL DE PLACA – cinco parcelas:
- 1 e 2 – 17/01, 17/02, 17/03, 18/04, 17/05
- 3 e 4 – 18/01, 18/02, 18/03, 19/04, 18/05
- 5 e 6 – 19/01, 21/02, 21/03, 20/04, 19/05
- 7 e 8 – 20/01, 22/02, 22/03, 22/04, 20/05
- 9 e 0 – 21/01, 23/02, 23/03, 25/04, 23/05
Pagamento com cartão de crédito
A Secretaria da Fazenda iniciou nesta semana a fase de habilitação técnica com as empresas financeiras e de pagamentos que oferecem serviços online de operações por cartão de crédito. Ademais, a expectativa é de que a assinatura do termo de credenciamento aconteça neste mês.
Os municípios de emplacamento do veículo recebem 50% do valor arrecado com o IPVA, de acordo com o Governo do Paraná. Educação, saúde, segurança e transporte são os principais destinos da verba do tributo.
Projetos de lei sobre o imposto no Paraná
Nesta segunda-feira, o deputado estadual Pedro Paulo Bazana (PV) protocolou requerimento na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para facilitar o pagamento atrasado do IPVA 2021. Assim sendo, ele propõe a possibilidade de parcelamento do imposto, relativo ao ano de 2021, mesmo após o fim do prazo, para incentivar a quitação dos débitos junto à Secretaria da Fazenda.
O objetivo desta proposta é garantir que os cidadãos paranaenses tenham a possibilidade de pagar o IPVA de forma parcelada, ainda que findo o prazo para pagamento da última parcela. Hoje, o Sistema Eletrônico da Secretaria de Estado da Fazenda somente permite o pagamento integral da dívida, o que acaba por dificultar o pagamento por parte do cidadão paranaense. Quero que todos os paranaenses tenham mais facilidade para acertar seus débitos junto ao Estado”, afirmou Bazana.
O requerimento protocolado pelo deputado foi enviado para o Governador, Carlos Roberto Massa Junior e o Secretário de Estado da Fazenda, Renê de Oliveira Garcia Júnior.
Proposta de diminuição do valor do IPVA 2022 PR
Já o deputado estadual Requião Filho (MDB) apresentou na semana passada um projeto de lei que propõe diminuir a alíquota do IPVA 2022 PR. Portanto, ele quer que os veículos que custam até 100 salários mínimos sofram redução na alíquota, de 3,5% para 1%.
A justificativa de Requião Filho é que os carros elétricos, por exemplo, já recebem isenções do imposto no Paraná, mas quem compra esse tipo de carro, tem alto poder aquisitivo e, na prática, não precisa do desconto.
Estamos falando de carros (elétricos) que custam a partir de R$150 mil até 1 milhão de reais. Diante da crise que estamos vivendo e os cidadãos atolados em dívidas, saber que pessoas que poderiam ter condições de pagar esse imposto estão isentas, é algo muito injusto. Sabemos do interesse em estimular o uso de carros elétricos, do benefício ao meio ambiente, mas isentar quem pode pagar não parece coerente no momento. O correto é que cada um pague conforme sua capacidade de contribuição”, ressalta o deputado estadual.