Como aumentar meu Score. 5 dicas que funcionam
Veja cinco dicas que vão te ajudar a aumentar o seu Score da Serasa. Você também vai entender como a pontuação funciona e é utilizada
Nos últimos seis meses, o aplicativo da Serasa teve mais de 16,5 milhões de downloads. Com esse número expressivo, a instituição lançou novas funcionalidades, que ajudam os consumidores a ficarem atentos sobre o Score deles.
A cada variação na nota, em 15 pontos para mais ou para menos, uma notificação é emitida no smartphone do usuário, por exemplo. Outra novidade é o acesso a um relatório com o diagnóstico dos possíveis fatores que refletem a mudança no índice.
A consulta do score da Serasa já se tornou popular entre os brasileiros e as empresas. Uma pesquisa realizada com 1.536 participantes, com idade acima de 18 anos, de todas as regiões do Brasil, mostra essa realidade. Veja como eles utilizam essa pontuação!
Consumidores:
- 80% dos entrevistados consultam o Score;
- 73% acreditam que o Score é uma ferramenta que pode ajudar a obter crédito;
- 52% usam o Score para acompanhar a pontuação, enquanto 42% consultam por curiosidade.
Empresas:
- 48% das empresas que conhecem o Score utilizam ou já utilizaram o produto;
- 55% utilizam a ferramenta para avaliar riscos;
- 98% das empresas que consultam o Score acham que ele é importante ou muito importante para a tomada de decisão da empresa.
Dicas para aumentar o score
- Manter o cadastro positivo ativo: Ao manter o Cadastro Positivo ativo, os bancos e o mercado em geral conseguem ter mais informações sobre o consumidor, o que auxilia em uma análise mais assertiva do perfil de crédito;
- Atualizar os dados junto à Serasa: Entre no site ou aplicativo da Serasa com login e senha; Visite o seu perfil; Entre no menu “Dados cadastrais”; Clique em “Informações pessoais” e confira todos os dados;
- Pague as contas em dia: Se possível, inclua todas as contas no débito automático. Para fazer isso, basta fazer a solicitação para empresas de energia elétrica, telefonia e gás;
- Evite ficar negativado: O score de crédito leva em conta todo o histórico de um consumidor. Portanto, quem já ficou com o nome vermelho vai demorar mais para conseguir elevar a pontuação do que uma pessoa que só atrasou algumas contas;
- Cuidado com sociedades: Além do perfil como consumidor, o Serasa também avalia a participação dos brasileiros em empresas. Se o negócio passar por problemas financeiros e falir, por exemplo, o score é afetado.
Atenção: Não é possível pagar para aumentar o score. De acordo com a Serasa, muitos golpistas tentam ludibriar consumidores inadimplentes a fazer isso, mas essa prática não é reconhecida.
Por que você deve aumentar seu Score?
Normalmente, esse score é verificado pelos bancos e instituições financeiras quando um cliente solicita um financiamento ou crédito em geral, pois a avaliação indica se a pessoa é uma boa pagadora ou não.
Rede de lojas, empresas de telefonia, de TV a cabo, comércio, e prestadores de serviços em geral, ou seja, qualquer empresa que concede crédito aos consumidores verifica o score de crédito do Serasa.
Ainda sim, cada instituição que disponibiliza empréstimos e financiamentos tem seus próprios padrões, políticas, informações e critérios para aprovar um consumidor. Sabe-se que uma boa pontuação aumenta as chances de aprovação, mas não a garante.
O que é o Score?
O Score da Serasa utiliza dados cadastrais, histórico de consultas, dados negativos e positivos, caso possua o Cadastro Positivo ativo, para fazer uma análise de risco de crédito de uma pessoa.
“O Serasa Score considera os dados positivos daquele consumidor que possui o Cadastro Positivo ativo. Ele reúne todo seu histórico de crédito e não só as contas que você deixou de pagar”, explica a instituição.
Entre os dados analisados estão:
- Financiamentos;
- Cartões de crédito;
- Empréstimos com bancos e com o comércio;
- Contas pagas mensalmente.
Com todas essas informações, como dados pessoais e o Cadastro Positivo, o Score de crédito do Serasa vai de 0 a 1000 e indica as chances de o consumidor pagar suas contas corretamente nos próximos 6 meses. A classificação é dividida da seguinte maneira:
- Muito bom: de 701 a 1000 pontos;
- Bom: de 501 a 700 pontos;
- Regular: de 301 a 500 pontos;
- Baixo: de 0 a 300 pontos.
Ele é calculado com base na composição:
- Pagamento de crédito (43,6%);
- Consultas para serviços de crédito (19,3%);
- Histórico e pagamento de dívidas (19,1%);
- Crédito contratado e tempo de uso do crédito (18%).