Licenciamento RO 2021: Novo calendário publicado com pagamento prorrogado
O Detran-RO prorrogou o vencimento do Licenciamento 2021 no estado, seguindo os mesmos prazos definidos para o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A mudança foi publicada na Portaria n. 379 de 12 de março de 2021 pelo governo de Rondônia.
Com o novo calendário, proprietários de veículos com final de placa 1,2 e 3, que são os primeiros a pagar a taxa, têm até 31 de maio para pagar tanto o IPVA quanto o Licenciamento RO 2021.
A prorrogação nos calendários de vencimentos faz parte das medidas de enfrentamento à pandemia de COVID-19 no estado. Além destas alterações, o governo de Rondônia anunciou recentemente um decreto com medidas mais restritivas em todo o território estadual.
Após as mudanças no calendário de licenciamento anual para veículos rondonienses, as novas datas de vencimento ficaram da seguinte maneira:
- Final de placa 1, 2 e 3 – pagamento até maio;
- Final 4 – pagamento até junho;
- 5 – pagamento até julho;
- 6 – pagamento até agosto;
- 7 – pagamento até setembro;
- 8 – pagamento até outubro;
- 9 – pagamento até novembro;
- 0 – pagamento até o último dia útil de dezembro;
Para pagar o Licenciamento RO 2021, basta acessar o site oficial do Detran-RO, seguir até a opção “Veículos” e clicar para emitir online as taxas de documentação e o CRLV digital ou impresso.
Veja também: Segunda via do CRLV – como emitir e valores
Licenciamento RO só online, pois atendimento presencial está suspenso
Com medidas mais restritivas para o enfrentamento ao novo coronavírus em Rondônia, o Detran-RO está com os atendimentos presenciais temporariamente suspensos.
A determinação segue o Decreto n. 25.853, de 2 de março de 2021, que institui o Sistema de Distanciamento Controlado no estado. O objetivo do decreto é prevenir a disseminação do vírus e reiterar o estado de calamidade pública em Rondônia.
Dessa forma, o Detran comunicou aos servidores e à população em geral sobre as medidas adotadas na autarquia. Desde o dia 4 de março até uma decisão posterior, nenhuma das suas unidades técnicas e administrativas no estado terão atendimento presencial.
Sendo assim, enquanto o Sistema de Distanciamento Social Controlado vigorar em Rondônia, todos os atendimentos ao público por parte do Detran serão feitos exclusivamente pelo site oficial do órgão.
Conforme a determinação, o acesso às dependências das unidades do Detran-RO está proibido até mesmo para agentes externos, exceto os profissionais terceirizados que estiverem exercendo suas funções.
Além disso, servidores que não se encaixam nas hipóteses de dispensas obrigatórias podem circular pelas sedes da autarquia. Mas apenas enquanto estiverem no exercício de suas atividades laborais. Para os demais servidores, os trabalhos devem ser desenvolvidos em regime de home office.
Exames no Detran-RO também estão suspensos
Por conta da suspensão dos atendimentos presenciais em sua unidades, o Detran informa que também não está realizando exames, coletas e aulas. Segundo a direção do órgão, estão suspensas as seguintes atividades:
- Exames teóricos e práticos de direção veicular;
- Serviços de coleta de imagem e de biometria;
- Exames de aptidão física e mental, psicotécnicos e suas respectivas juntas;
- Todas as formações de condutores, tanto teóricas quanto práticas;
- Cursos especializados e profissionalizantes oferecidos por empresas credenciadas junto ao Detran.
Sendo assim, rondonienses que estão em fase de formação para se tornarem novos motoristas, por exemplo, terão de aguardar o retorno das atividades do Detran para voltarem às atividades.
Segundo o diretor-geral do Detran-RO, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga, as medidas mais rígidas são necessárias para combater a pandemia do novo coronavírus.
“Os hospitais estão lotados e mais de 100 pessoas estão aguardando leitos de UTI, sem falar no aumento de novos casos e óbitos que são registrados todos os dias”, afirmou o diretor-geral do Detran.
Veja também: Cálculo do IPVA – como saber quanto eu vou pagar de imposto?
Detran-RO investe em tablets para melhorar o atendimento ao público
Com as unidades fechadas, todos os atendimentos do Detran-RO acontecem pela internet. Por conta disso, melhorar a estrutura se faz necessário para que o suporte ao cidadão seja mais eficiente.
No início de março, o Governo de Rondônia anunciou a aquisição de 152 tablets para atendimentos no Detran. O investimento foi de R$ 396 mil, e os aparelhos foram divididos entre as Diretorias Técnicas de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat) e de Educação de Trânsito (Dtet). Segundo o governo, todas as unidades do Detran-RO serão contempladas.
De acordo com o coronel Gonzaga, os investimentos em tecnologia são fundamentais para que a equipe da autarquia possa alcançar seus objetivos. O diretor afirma que o Detran-RO busca trabalhar com ações educativas para todos os cidadão, pois só assim o estado pode ter um trânsito mais seguro.