Eleições 2022: “Voto em Trânsito” permite votar fora do domicílio eleitoral; entenda como funciona
Voto em trânsito permite que o eleitor participe das eleições 2022 mesmo se estiver fora de sua cidade no dia da votação.
Quando um eleitor não está em sua cidade no dia das eleições, e perdeu o prazo para transferir o título de eleitor, que em 2022 venceu no dia 4 de maio, ele pode utilizar o direito do voto em trânsito.
No entanto, existe um prazo para pedir o voto em trânsito à Justiça Eleitoral, portanto, o eleitor precisa saber com antecedência onde estará durante as eleições.
Para entender melhor como funciona este tipo de voto, quem pode aproveitar esta alternativa e mais detalhes sobre ela, continue acompanhando o texto abaixo.
Como funciona o voto em trânsito?
O direito ao voto em trânsito é garantido a cidadão que precisa votar fora do seu domicílio eleitoral, ou seja, da sua cidade.
Mas para isso, o eleitor precisa fazer um pedido com antecedência à Justiça Eleitoral, indicando em qual cidade ele estará no dia da votação. Em 2022, o período para fazer este procedimento será entre os dia 12 de julho e 18 de agosto.
No entanto, é importante destacar que apenas quem está com o título de eleitor regularizado tem direito ao voto em trânsito.
Além disso, não é qualquer lugar que permite este tipo de voto, pois somente capitais e municípios com mais de 100 mil eleitores podem receber urnas habilitadas para essa modalidade. As listas com as cidades e sessões onde haverá voto em trânsito serão divulgadas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) até 17 de julho.
Voto em trânsito não vale para todas as eleições
Se o eleitor estiver fora de sua Unidade Federativa (outro Estado ou no Distrito Federal), ele poderá votar em trânsito apenas para presidente da República.
Porém, se ele estiver no mesmo estado, mas em outra cidade, também poderá votar para governador, senador e deputados estadual e federal. Enquanto isso, não é permitido votar em trânsito para prefeito e vereador.
Como solicitar?
Quem quiser solicitar o voto em trânsito para as eleições de 2022 poderá fazer o pedido na plataforma Título Net. Mas vale lembrar que para isso é preciso esperar o período de solicitação, entre os dias 12 de julho e 18 de agosto.
O eleitor pode pedir o direito ao voto em trânsito apenas para um turno ou para os dois, caso seja necessário.