Sisu 2022: cinco principais dúvidas respondidas
As inscrições para o Sisu 2022 foram abertas nesta semana. Veja quem pode participar, como se inscrever e como consultar as vagas.
Nesta terça-feira, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada, o Sisu 2022, foram abertas para o estudantes que querem entrar no Ensino Superior no segundo semestre.
Esse processo seletivo, realizado pelo Ministério da Educação (MEC), conta com 66 mil vagas nesta edição. Os candidatos podem selecionar até dois cursos no momento da escolha. Confira o cronograma:
- Inscrições: até 01/07;
- Divulgação do resultado: 06/07;
- Lista de espera: de 06/06 a 18/07.
O que é o Sistema de Seleção Unificada?
O Sisu é um programa do Ministério da Educação em que instituições públicas de Ensino Superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Quem tem a melhor classificação, com base nas notas do Enem e número de vagas para o curso, é selecionado.
Quem pode participar do Sisu 2022?
Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, teve um resultado superior a 450 prontos, não zerou a redação e não participou na categoria de treineiro pode concorrer às vagas disponíveis pelo Sisu 2022.
As instituições escolhem quantos alunos querem aceitar para a realização das matrículas e seguem suas políticas de inserção social, como a Lei de Cotas.
Como se inscrever no Sistema de Seleção Unificada?
Veja o passo a passo de como se inscrever no Sisu. As inscrições vão até às 23h59 desta sexta-feira, dia 01/07:
- Entre no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior;
- Na página do Sisu clique em Fazer Inscrição;
- Selecione uma opção: Entrar com GOV.BR ou fazer cadastro;
- Confirme os seus dados pessoais, principalmente os de contato, para que o Sisu possa enviar avisos importantes;
- Na tela Minha Inscrição, selecione até duas opções de curso para concorrer às vagas disponíveis. Para começar a fazer isso, clique em “Fazer inscrição na 1ª opção”;
- Nesta etapa você também pode pesquisar as vagas pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso;
- Leia as modalidades disponíveis para o curso, escolha uma das opções para a qual pretende concorrer;
- Clique em “Escolher esta modalidade”;
- Confirme os dados escolhidos, como opções de cursos, modalidade e documentos que serão requisitados pela instituição de ensino no momento da matrícula;
- Agora a inscrição foi concluída. Será possível voltar para a tela “Minha inscrição” e conferir conferir as informações da opção escolhida.
Como consultar as vagas disponíveis?
Para consultar as vagas disponíveis nas Universidades ou Institutos Federais, basta entrar no site oficial do Sisu 2022, pesquisar o nome do curso ou do local que o candidato deseja estudar.
A partir do início das inscrições, a página da internet do sistema também apresenta a nota de corte. Ela é atualizada diariamente com base no perfil dos candidatos que selecionam as opções de graduação.
É possível fazer alterações nas opções de curso até o encerramento do período de inscrições. Depois, é necessário ficar atento à classificação parcial, com base na nota de corte.
Como funciona a prova para participar do Sisu 2022?
Os interessados em participarem do Sisu precisam fazer a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ele é composto por quatro provas objetivas e uma redação. Cada prova objetiva tem 45 questões de múltipla escolha. Elas avaliam as seguintes áreas de conhecimento:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação
- Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia;
- Matemática e suas Tecnologias: Matemática.
As matérias são divididas por dias de prova. No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A aplicação tem 5 horas e 30 minutos de duração.
No segundo dia do Exame, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com cinco horas de duração. Neste ano, a aplicação do exame está marcada para os dias 13 e 20 de novembro.