Como desativar o pagamento por aproximação no Nubank?

Fique sabendo como desativar o pagamento por aproximação do Nubank, o que é esse método de pagamento e mais!


O Nubank é o banco digital mais baixado do Brasil e oferece aos clientes o chamado pagamento por aproximação.

Porém, nem todos os consumidores aderem a essa forma de pagamento.

A seguir, você fica sabendo como desativar pagamento por aproximação do Nubank, o que é pagamento por aproximação

Como desativar pagamento por aproximação do Nubank?

Quando o cliente do Nubank realiza sua primeira compra com o cartão de débito ou crédito, ele deve digitar a senha para que a transação seja realizada. Após a transação ser finalizada, a opção de pagamento por aproximação é liberada para o cliente.

Embora esse método de pagamento seja bastante prático e diversos usuários prefiram utilizar o recurso a inserir o cartão na maquininha, há quem opte por manter o recurso desativado.

Para desativar a função de pagamento por aproximação do Nubank, o cliente da fintech deve seguir as instruções a seguir:

  1. Abra o aplicativo do Nubank e clique no ícone de perfil, que fica no canto superior esquerdo;
  2. Desça a tela e toque na opção “Configurar cartão”;
  3. Desmarque a opção “Compras por aproximação (contactless)”;
  4. Toque em “OK” para finalizar.

O que é pagamento por aproximação?

O pagamento por aproximação é um tipo de pagamento que pode ser realizado com cartão sem a necessidade de inseri-lo na maquininha. Com esse recurso, é possível pagar compras apenas aproximando o cartão da máquina de pagamentos.

Isso se tornou possível devido à tecnologia chamada Near Field Communication (NFC), que trata da comunicação por aproximação de campo. Por conta disso, o pagamento por aproximação também é conhecido como pagamento contactless. A ideia é conceder mais praticidade aos consumidores e também mais segurança.

Afinal de contas, diferentes instituições financeiras afirmam que o pagamento por aproximação é mais seguro se comparado com outros métodos de pagamento. Os dados do cartão são criptografados. Ou seja, essa forma de pagamento dificulta o trabalho de criminosos que costumam aplicar golpes e fraudes por meio do roubo de dados.

A segurança é ainda maior quando o usuário usa o cartão virtual em dispositivos inteligentes, que por si só já é bastante vantajoso. Depois que o consumidor realiza uma compra, os dados são automaticamente excluídos, reduzindo as chances de que o cartão seja clonado.

Para fazer compras mais seguras, vale a pena o usuário adicionar o cartão virtual à carteira digital, presente em smartphonessmartwatches e até etiquetas com tecnologia NFC.

Cada instituição determina seu próprio limite para que um pagamento seja realizado sem que o usuário precise digitar uma senha. No caso do Nubank, compras acima de R$ 200 requerem que o usuário digite a senha. Além disso, com o cartão Nubank só é possível fazer pagamento contactless até 5 vezes por dia.

Essas medidas também contribuem para a segurança do cliente.

Sobre a função contactless, o Nubank ainda afirma que: “A própria Mastercard, bandeira do cartão Nubank, usa sistemas de detecção de fraude e inteligência artificial para identificar atividades suspeitas e interromper a ação. Além disso, o Nubank tem sistemas próprios de detecção de fraudes”.

Posso ativar o pagamento por aproximação novamente?

Caso o cliente mude de ideia sobre o uso do pagamento por aproximação, ele poderá ativar a função novamente pelo aplicativo do Nubank.

Ainda, os clientes mais antigos do Nubank que não possuírem cartão com contactless podem entrar em contato com a fintech, por meio da central de atendimento dentro do próprio aplicativo, para solicitar o recurso, caso seja de seu interesse utilizar.

Usando ou não o pagamento por aproximação, o ideal é que o consumidor sempre seja cauteloso na hora de fazer pagamentos, para evitar cair em golpes e fraudes.

Veja também: Mais Milionária: qual a probabilidade de eu ganhar?

Redatora WebGo Content e bacharelanda em Comunicação Organizacional na UTFPR.